As coordenadorias de Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciaram nesta segunda-feira, 2 de maio, a implementação do Projeto de Fortalecimento da Educação em Saúde. O objetivo é qualificar, de forma permanente e continuada, as ações de educação em saúde junto aos profissionais que atuam nos 54 municípios da área de abrangência da SRS Montes Claros, visando contribuir para o aperfeiçoamento dos processos internos de trabalho e maior alcance de resultados.

Foto: Pedro Ricardo

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes e as referências técnicas Siderllany Mendes, Maria Regina Morais e Adriana Amaral, explicam que diante da emergência das ferramentas de comunicação on-line como importante recurso de interação para a realização de reuniões e capacitações à distância, há necessidade de qualificar e atualizar o conhecimento dos profissionais acerca das metodologias ativas, como instrumentos agregadores às ações de educação em saúde.

Nesse contexto, por meio de cronograma de encontros que serão realizados a partir deste mês, as referências técnicas das coordenadorias de vigilância da SRS participarão de capacitações para atualização dos processos de trabalho como prévia à educação em saúde. Também será realizada capacitação para aprofundamento do uso de ferramentas como Excel e Google Meet, e utilização das metodologias ativas na educação em saúde, entre eles o Padlet - plataforma que permite a criação de quadros virtuais para facilitar a organização da rotina nos mais variados tipos de projetos. Podem ser customizados conforme as necessidades e são compatíveis com conteúdos de diferentes formatos: texto, fotos, vídeos, links, desenhos e telas compartilhadas.

A referência técnica Siderllany Mendes, já utiliza o Padlet com foco na divulgação de informações das ações de diagnóstico, tratamento e controle da tuberculose e tem obtido bons resultados junto às secretarias municipais de saúde. A elaboração de outros Padlets já foram iniciadas e, para o segundo semestre deste ano, o Projeto de Fortalecimento da Educação em Saúde prevê que as referências técnicas da SRS farão apresentação de outros Padlets abordando conteúdos relevantes das vigilâncias em saúde, epidemiológica e sanitária.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão