O Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo fortalecer as ações junto à comunidade escolar nas temáticas da saúde, abrange atualmente os dezoito municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, sendo 400 escolas e creches pactuadas e mais de 200 mil alunos beneficiados. E para trabalhar junto com os escolares, 476 equipes da Atenção Primária da região estão mobilizadas.

Arte: Llilian Cunha

A referência técnica em promoção à saúde da SRS Uberlândia, José Domingos Prado Silva, frisou as evoluções alcançadas nos últimos anos quanto ao número de escolas e estudantes impactados. “Acompanhamos de perto as ações junto aos municípios e monitoramos como as atividades estão sendo desenvolvidas de forma criativa e com qualidade, atingindo o objetivo proposto. No último ano, todas as Secretarias Municipais de Saúde da região relataram que executaram ações com a temática covid-19”.

Quanto à dinâmica do PSE, a alteração da diretriz traz benefícios. “A mudança no que diz respeito à área de responsabilidade facilitou a integração, uma vez que não é obrigatório mais fazer ação na escola adstrita àquele território da unidade de saúde, ou seja, o município pode ter profissionais específicos para o PSE e trabalhar em todas as escolas e várias equipes de Atenção Primária podem ser envolvidas nas ações”, pontuou a referência regional.

Nova Ponte é um exemplo de município que tem profissional de promoção em saúde que articula as ações do PSE juntamente com as onze instituições escolares e as equipes de saúde, que é a educadora física Alessandra Márcia Neves Valeriano. Ela destaca como é feito o planejamento anual e o projeto desenvolvido de forma extracurricular. “Sempre no início do ano reúno com as escolas e traçamos um cronograma para ser cumprido durante o ano letivo dentro das temáticas. Concomitantemente, identificamos os alunos que estão com sobrepeso e oferecemos atividade física orientada e acompanhamento multidisciplinar envolvendo médico e nutricionista”, disse Valeriano.

Com a volta presencial das aulas em 2022, o município de Romaria trabalhou recentemente com as temáticas do coronavírus e saúde ambiental (arboviroses) durante a “Semana Saúde na Escola”. O coordenador da Atenção Primária e referência local do PSE, Jeniel Erlei Ferreira, ressalta que as ações não ficam restritas ao ambiente escolar, beneficiando as famílias e a comunidade. “Fizemos um projeto muito bem elaborado e orientando as ações conforme a faixa etária das crianças”, concluiu Ferreira.

Créditos: Luís Natal de Mello Passagem

Para o professor de geografia da Escola Municipal Celso Bueno em Monte Carmelo e também da Escola Estadual Robert Kennedy em Estrela do Sul, Carlos Roberto Machado de Oliveira, o PSE estimula a necessidade de uma vida saudável, prática de exercício físico e alerta para as situações de risco. “Na parceria entre saúde e educação, notamos o enriquecimento das aulas com o trabalho de temas interdisciplinares. Os professores não têm o embasamento teórico que o profissional de saúde tem, e essa troca de experiências quem ganha é a escola, os alunos, a comunidade e o próprio profissional de saúde”, reforçou o professor.

Experiência de sucesso em Uberlândia

O Ministério da Saúde escolheu o município de Uberlândia para a gravação do vídeo institucional para celebrar os 15 anos do PSE. A equipe federal esteve em Uberlândia recentemente e fez a produção do material, acompanhando na prática o desenvolvimento das ações junto à comunidade escolar.

Clique aqui e assista ao vídeo

Temáticas do Programa Saúde na Escola

Para 2022, os municípios que estão aderidas ao PSE trabalham ações intersetoriais dentro de treze temáticas:

• ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
  • promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  • prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  • promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
  • prevenção da violência e dos acidentes;
  • identificação dos educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
  • promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
  • verificação da situação vacinal;
  • segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade;
  • promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
  • direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
  • promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
  • prevenção à Covid-19

Por Lilian Cunha