Em um encontro presencial realizado no dia 22 de março, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizou a Oficina de Promoção à Saúde, reunindo profissionais das 31 Secretarias Municipais de Saúde de sua abrangência. O momento permitiu esclarecer sobre o monitoramento, avaliação e indicadores da POEPS (Política Estadual de Promoção à Saúde); bem como a operação do sistema de informação e-SUS e a apresentação da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja). Ao todo, 59 pessoas participaram do evento, realizado no anfiteatro do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC).

Oficina de Promoção à Saúde - Foto: Keila Lima

POEPS

Como funciona o monitoramento e a avaliação; quais indicadores devem ser alimentados e qual a forma correta do registro; e por fim, como são avaliados e custeados os recursos da POEPS foram temas abordados durante a oficina. “A Atenção Primária tem um potencial muito grande de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A POEPS busca otimizar essa ferramenta, fomentando ações como Atividades Coletivas em Atividade Física e Práticas Corporais, que é um dos indicadores, e dessa forma melhorar a qualidade de vida das pessoas. Pudemos conversar detalhadamente sobre cada aspecto da política e sobre como podemos melhorar nossos índices”, disse Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da GRS Ubá.

Os municípios relataram que a oficina proporcionou uma atualização importante sobre as políticas e programas trabalhados. “Revisamos assuntos e conceitos importantes no que se refere à Política de Promoção à Saúde. Fomos esclarecidos sobre a importância dos objetivos de cada um dos indicadores, sanando as dúvidas e nos ajudando a melhorar nos registros e atingir nossas metas. Assim, poderemos replicar essas informações para as equipes da Atenção Primária do nosso município”, contou Joyce da Silveira, coordenadora da Atenção Primária de Visconde do Rio Branco, que participou do encontro.

e-SUS e Proteja

Em um segundo momento, foi trabalhado o aprimoramento dos processos para melhores resultados do e-SUS, que é uma ferramenta do Ministério da Saúde para reorganizar as informações da saúde na atenção básica. A explanação foi de Paloma Inocêncio, servidora da Atenção à Saúde da GRS Ubá. Na parte da tarde, a discussão foi em torno da estratégia “Proteja”, que busca articular nos municípios ações que promovam boa alimentação e atividades físicas de modo a prevenir obesidade infantil, ao mesmo tempo que promove o diagnóstico e tratamento do agravo no público infantil. Este último, apresentado pela estagiária daCoordenação de Atenção à Saúde (CAS), Luiza Brum.

“Agradecemos a parceria do UNIFAGOC, que mais uma vez cedeu seu espaço físico para eventos da GRS Ubá. Nossa equipe também está de parabéns, uma vez que ao se aproximar dos municípios com estratégias bem elaboradas e com eventos concisos e objetivos, auxiliam na melhoria das Redes de Atenção à Saúde de nossas microrregiões”, falou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.

Por Keila lima

Enviar para impressão