A troca de experiências e a importância da elaboração dos Planos Municipais de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis foram a tônica da reunião virtual realizada na manhã do dia 25 de fevereiro, entre os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. O objetivo foi estimular a vigilância e ressaltar a importância das notificações dos casos e análise da situação de cada município.

Foto - Divulgação SMS Tocantins - Profissionais que construíram o fluxo de acesso do atendimento à vítimas de agravos não transmissíveis em Tocantins

A videoconferência esclareceu sobre a ação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas gerais (SES-MG), que autorizou o repasse de incentivo financeiro para subsidiar ações municipais, visando desenvolver o Plano de Ações Estratégicas de acordo com diretrizes estabelecidas pela Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Nota Técnica nº SES/SUBVS-AGF nº 1/2022, na Resolução 7153 de 13 de julho de 2020).

O recurso é mais uma oportunidade para que as secretarias municipais de Saúde (SMSs) se estruturem para o atendimento e prevenção de agravos como acidentes de trânsito e os diversos tipos de violências. “Orientamos que o plano municipal deverá observar os aspectos gerais relativos aos perfis demográficos e epidemiológicos que justificam a priorização das ações direcionadas para a vigilância, que compreende a análise de situação das doenças crônicas não transmissíveis e as principais ações estratégicas a serem desenvolvidas”, falou Maria de Fátima Aldred Pinto Iasbik, referência técnica em Vigilância das Causas Externas da GRS Ubá.

04-03-22-GRSUbaAgravos2

O município de Tocantins compartilhou a experiência de elaborar o Plano de Ação e a aplicação no cotidiano, dirigido pela referência técnica municipal Lilian Morelo. “Foi muito proveitoso conhecer o fluxograma elaborado para atendimento das vítimas de violência em Tocantins, e a Lilian também falou sobre a capacitação e ampliação das unidades notificadoras, buscando novas parcerias. Certamente, uma motivação para os demais municípios”, comentou Fátima, citando a utilização dos recursos da Resolução SES-MG 7732 pelo município.

Fábio Vieira Ribas, coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da GRS Ubá, também participou da videoconferência. Por fim, a equipe se colocou à disposição das SMSs para a elaboração dos Planos regionais e municipais.

Por Keila lima

Enviar para impressão