Seguir os protocolos recomendados e ter cuidados especiais durante encontros e eventos festivos de fim de ano, assim como a completude do esquema vacinal, é primordial para evitar novo aumento de casos de covid-19. A região central do estado de Minas Gerais já alcançou cobertura vacinal superior a 80% de primeira e segunda doses, mas com mais de 230 mil pessoas sem completar o ciclo vacinal, segundo dados disponíveis no Vacinômetro (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Francisco Lemos, estes dados mostram a importância da imunização e da manutenção das medidas de segurança sanitárias. “O uso de máscara e álcool em gel, a etiqueta respiratória e o distanciamento social são medidas eficazes contra a disseminação do vírus. Precisamos acatar as orientações das autoridades em Saúde. Quanto à vacina, é absolutamente necessário que todos recebam as doses devidas e a dose de reforço para ficarmos seguros e ajudar a diminuir a propagação de novas variantes do vírus, como ocorreu com a variante ômicron”, reforça.

O fluxo de pessoas é grande no feriado. Estima-se que a movimentação no aeroporto, segundo dados da BH Airport, concessionária que administra Confins, cerca de 155 mil passageiros devem passar pelo local apenas entre 24 de fevereiro e 2 de março, ou seja, entre a quinta-feira e a quarta-feira de cinzas.

25-02-22-Belo Horizonte CarnavalConsciente1

Conforme expectativa da rodoviária de Belo Horizonte, cerca de 202 mil pessoas devem passar pelo local durante todo o feriado de Carnaval. O número representa 42% de aumento na quantidade de passageiros em relação ao mesmo período de 2021, quando foi registrada movimentação de 142 mil pessoas. Para calcular essa estimativa, a rodoviária está adotando um intervalo de 12 dias, que começa nesta quinta-feira (24) e vai até 7 de março.

25-02-22--Belo Horizonte CarnavalConsciente2

Vacina em Minas

A vacinação em Minas Gerais e nos 39 municípios da SRS-BH apresenta mais de 83% de cobertura vacinal de primeira e segunda doses da população com 12 anos ou mais, segundo dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em 25 de fevereiro de 2021. De acordo com os dados disponíveis, em Minas Gerais, foram aplicadas mais de 40 milhões de doses na população acima de 12 anos (40.099.549) e 914.846 doses pediátricas para crianças entre 5 e 11 anos.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Francisco Lemos, ressalta ser fundamental que todos tomem a segunda dose quando for o momento correto, bem como se atente aos chamamentos feitos pelas secretarias municipais de Saúde para tomar a dose de reforço. “Está comprovado que com a segunda dose e a dose de reforço há uma diminuição dos casos graves bem como a circulação de novas variantes do vírus. Diversos municípios realizam vacinação neste período. É preciso acessar os sites das prefeituras e conferir a programação de cada município”.

Por Leandro Heringer

Enviar para impressão