A 6ª Conferência Municipal de Saúde do município de Inconfidentes contou com a participação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, com as presenças da superintendente, Adriana Aparecida Silva Ferreira e da referência técnica em Promoção à Saúde, Patrícia Costa Fonseca. O tema foi “Saúde: as multiplicidades das ações, desafios e organizações no município de Inconfidentes”.

O objetivo do encontro foi impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) no município, fortalecer o Controle Social do SUS no território, contribuir para a divulgação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, ser um foro municipal de debates sobre a saúde aberto a todos os segmentos da sociedade civil (organizada ou não), avaliar o SUS no território e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral.

23-02-22-EventoInconfidentes

Na pauta Atenção Primária à Saúde – Função e Resolutividade, Intersetorialidade, garantia de direitos, vínculo e acolhimento, Educação em Saúde, a superintendente Adriana destacou a importância do evento. “A Conferência Municipal de Saúde é um espaço onde se discutem políticas públicas de saúde com a participação da população, conforme previsto na Lei Orgânica de Saúde 8142/90. É de fundamental importância este evento no território, garantindo assim que a sociedade conheça e participe das diretrizes do SUS no município”, disse.

"A 6ª Conferência Municipal de Saúde de Inconfidentes teve como finalidade envolver diversos atores da sociedade e da rede não só da saúde, como de outros segmentos da organização Municipal, organização da Sociedade Civil, prestadores, gestão, instituição de ensino federal e Hospital de referência, proporcionando um debate democrático para que haja melhoria das possibilidades dentro da pluralidade nas variadas dimensões do Município. Nós agradecemos principalmente o apoio e as palestras ministradas pelas profissionais da SRS Pouso Alegre, as ilustríssimas senhoras Adriana Aparecida Silva Ferreira e Patrícia Costa Fonseca que foram importantes para produzir conhecimento colaborando com o evento democrático", disse o vice-prefeito e gestor municipal de saúde de Inconfidentes, André de Godoy.

“A participação de servidores da SRS Pouso Alegre aproxima a regional dos municípios, permite conhecer de perto os profissionais, gestores, população, outros representantes e a comunidade. Conhecemos a realidade local, as potencialidades e os principais desafios, assim podemos apoiar de forma mais individualizada e assertiva”, conclui a referência de Promoção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Patrícia Costa Fonseca. A Conferência Municipal de Saúde ocorreu terça, 15/02, e foi aberta a toda a população, desde a sociedade civil, instituições de saúde e trabalhadores de saúde.

Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão