A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora participou da VI Conferência Municipal de Saúde de Lassance, realizada no dia 14/12, no Centro Comunitário da Cidade. Com objetivo de levantar as demandas da Saúde e dialogar com representantes dos usuários, trabalhadores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), a conferência teve como tema: “SUS: Avanços e Desafios na Saúde”.

Divulgação

Presente no evento, o prefeito do município, Paulo Elias, falou sobre a importância desse espaço para levantar as necessidades da população e juntos traçar medidas para avanço do planejamento no município.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiane Macelino, explicou que a redução do tempo de realização do evento se fez necessária para obedecer aos critérios e medidas sanitárias, tendo em vista a pandemia da covid-19, seguiu os protocolos e todas as medidas de segurança para evitar a contaminação pela doença.

O secretário municipal de Saúde, Atlos Cácio S. P. Gomes, agradeceu a participação dos representantes da população, como também a presença da GRS e, em seguida falou sobre o tema da conferência. De forma prática o gestor demonstrou o quanto o município estava avançando e participando de programas do Estado, bem como programas federais, de forma a otimizar a prestação de serviços e a boa utilização dos recursos.

Em seguida, Cláudia Aparecida Rodrigues Gontijo, coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Lassance falou sobre “O papel da Vigilância em Saúde no contexto das Emergências em Saúde Pública - A Microrregião de Pirapora no enfrentamento ao Novo Coronavírus - Covid-19”. Claudia destacou a boa atuação das equipes e dos profissionais de saúde de Lassance, bem como os cuidados com a população. “Tivemos uma das menores taxas de mortalidade entre os municípios com a mesma população de Lassance e somos um dos primeiros municípios com mais de 70% da população vacinada”, falou a coordenadora.

Por fim, Adriana Kátia Emiliano Souza, referência técnica em Controle Social GRS-Pirapora, ministrou a palestra: “Saúde como Direito: os Maiores Desafios a Serem Superados pelo SUS”. Adriana ressaltou que o SUS avançou bastante nesses últimos 30 anos e destacou alguns serviços como o controle e a eliminação de doenças por meio da vacinação, assistência farmacêutica, financiamento de transplantes, Vigilância em Saúde atuante, dentre outros.

Após as apresentações, o público presente foi dividido em grupos, momento em que foram levantadas as propostas com as necessidades da população, que foram votadas e aprovadas pelos delegados eleitos nas pré-conferências realizadas pelo CMS.

Por Regional de Saúde de Pirapora

Enviar para impressão