Na última terça-feira (7/12), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, por meio da referência técnica de Imunização, Thaís Barbosa, finalizou um ciclo de cursos de aprimoramento em vacinação de BCG, realizado em quatro etapas, uma para cada microrregião, nos municípios polo de Iturama, Frutal, Araxá e Uberaba. O objetivo foi habilitar profissionais de enfermagem de diversos níveis de Atenção à Saúde como multiplicadores da técnica de aplicação da vacina, além de padronizar e aprimorar a técnica. Ao todo, foram treinados 95 profissionais de sala de vacinas da SRS-Uberaba.

Divulgação

O curso foi dividido em parte teórica, com método de simulação e troca de experiências entre profissionais, e parte prática, realizada nos municípios onde os novos monitores e atuais vacinadores vão conduzir o trabalho nas salas de vacinação. Além disso, a capacitação abordou técnica de diluição, preparo e aplicação, eventos adversos pós-vacinação, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), distribuição de óculos de proteção, boas práticas de conservação na rede de frio, destinação correta de resíduos, entre outros.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Eurípedes Leitão, a realização dessa ação é de grande importância para a região, pois aumenta o número de técnicos habilitados a aplicar a BCG, possibilitando que os mesmos possam treinar outros profissionais dos seus municípios, no futuro. Segundo ele, “a vacina protege crianças contra formas severas da tuberculose, por isso, ações de imunização e prevenção são tão importantes e devem ser valorizadas”.

Thaís Barbosa, responsável pelo curso, assegura que o mesmo vinha sendo esperado por todos os municípios e que a formação da nova turma de multiplicadores/monitores vai gerar ótimos resultados na região. "Desejo sucesso aos profissionais e que possamos fazer nosso trabalho com excelência, sempre lembrando que o objetivo principal é a vacinação da população e, em especial, dos recém-nascidos", afirma.

Para Priscilla Amaral, responsável técnica da central de vacinas do município de Uberaba, “o curso é de grande valia, pois com esse novo projeto, será possível ampliar significativamente a cobertura vacinal de BCG no município, inclusive com uma interface com as maternidades, que garantirá que os recém-nascidos já saiam vacinados dos hospitais. Estávamos esperando há muito tempo por essa capacitação, que vai impactar muito positivamente o nosso trabalho”, conclui.

Vacina BCG

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina BCG foi criada em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome, e protege contra a tuberculose provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Além dos pulmões, a doença afeta também os ossos, rins e meninges do cérebro. A vacina não oferece 100% de eficácia, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, com a vacinação, é possível prevenir mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa, porém este impacto depende da alta cobertura vacinal, razão pela qual é importante que toda criança receba a vacina. Na SRS-Uberaba, foram vacinados 9.789 bebês até setembro deste ano, representando 69,13% de cobertura vacinal.

Por Sara Braga

Enviar para impressão