Para orientar as equipes de Saúde e diretores das Unidades Prisionais dos municípios de Andrelândia, Bicas, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Santos Dumont sobre a tuberculose, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora realizou reunião remota na última terça-feira (7/12).

081221 JF Tuberculose

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS-Juiz de Fora, representado pela coordenadora, Cimara Vieira, e pelas referências técnicas, Glênia Campos e Ana Amélia Pereira, conduziu o encontro sobre a tuberculose e meios de rastreio de doentes e contatos inseridos no ambiente prisional.

Ana Amélia, referência regional dos programas de Controle da Tuberculose e Hanseníase e Vigilância das Causas Externas, do Nuvepi da SRS-Juiz de Fora, abordou o tema: Integração entre instituição de ensino e serviços de Saúde para o controle da Tuberculose.

A reunião contou, também, com a participação da aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integrante do Projeto de Extensão "Estudos e Intervenções em Desigualdades Sociais em Saúde em 37 municípios de Minas Gerais", Luciana Siqueira Dias Gomes, também referência em Hanseníase e Tuberculose de Ubá, que relatou a experiência do município na busca ativa de sintomáticos respiratórios e detecção de casos de tuberculose na unidade prisional do município; e Leonardo Campos Gomes, historiador e acadêmico de medicina que discorreu sobre o histórico da tuberculose.

Para a coordenadora do Nuvepi, Cimara Vieira, “a intervenção para promoção da saúde na população das unidades prisionais envolve diferentes órgãos de gestão e abrange uma população com vulnerabilidades singulares”.
“Acreditamos que a parceria com os órgãos de ensino, em especial a UFJF nesse projeto, tem o potencial de abrir possibilidades para estabelecimento de novas estratégias para o controle da tuberculose nas UPs”, conclui.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão