A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizou no dia 8 de novembro, reunião técnica para os coordenadores de Vigilância em Saúde e referências técnicas municipais, visando alinhar as ações de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT´s).

Divulgação

De acordo com Aline Graziele Fernandes Martins, referência técnica de Vigilância de DANT´s, uma das estratégias para a realização desta vigilância é apoiar tecnicamente os municípios. Ela esclarece que o objetivo da reunião foi discutir a importância e o fortalecimento dessas ações, visto que a Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis é responsável por realizar a vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e dos agravos não transmissíveis (Acidentes e Violências) e de seus fatores determinantes.

“Buscamos fomentar a articulação inter e intrasetorial, por meio de gestão e participação em Comitês e Colegiados técnicos, visando à qualificação das informações referentes às DCNT’s e causas externas e o fortalecimento das ações de atenção às vítimas de violência e acidentes de transporte”, pontuou Aline.

Na reunião também foi apresentada a Resolução SES/MG 7.732, publicada em 22 de setembro de 2021, que instituiu o repasse de incentivo financeiro, em caráter excepcional, para o fortalecimento da Vigilância das Causas Externas (Violências e Acidentes de Trânsito) em Minas Gerais, bem como as ações que devem ser realizadas pelos municípios, e orientação sobre a elaboração do plano de ação.

“O incentivo financeiro que trata a resolução tem o objetivo de subsidiar as ações municipais visando o fortalecimento da vigilância das causas externas (violências e acidentes de trânsito) por meio do planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. Esperamos que este alinhamento feito na reunião com as referências técnicas os auxilie no planejamento das ações de DANT’s para que haja uma ampliação e fortalecimento das ações de vigilância das DCNT’s e causas externas”, finalizou Aline.

Link para a resolução:

Por Flavio A. R. Samuel