Na VI Conferência Municipal de Saúde de Guapé – município sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos–, a superintendente Kátia Rita Gonçalves ministrou a palestra “(Re)descobrindo o SUS que Temos para Construirmos o SUS que Queremos”. Kátia Gonçalves também contribuiu para que os participantes da conferência pudessem definir as demandas locais e então atender às necessidades da população por ações e serviços de saúde nos próximos anos.

Crédito: Enio Modesto

A participação da SRS-Passos na conferência foi a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Guapé, por meio da secretária Márcia Aparecida dos Reis. O evento foi realizado em 4 de novembro no clube social da cidade e teve as presenças do prefeito Nelson Lara, vereadores, conselheiros municipais de saúde e profissionais de saúde do municípios.

“Hoje é um dia muito importante, sim, para vermos a realidade, como funciona o Sistema Único de Saúde”, disse o prefeito na abertura da conferência, destacando como é fundamental a participação da sociedade na formulação do plano de saúde do município.

Neste ano, o encontro teve como eixos temáticos a atenção básica, equidade no sistema de saúde e gestão hospitalar. Segundo Márcia Reis, é fundamental a participação da sociedade nas conferências, porque são por meio destas que serão elaboradas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) municipal.

Ainda para a secretária, a palestra de Kátia Gonçalves foi importante para o evento, sobretudo por sua atuação regional, por saber da realidade e das necessidades do município na área da saúde. “A participação da Kátia foi devido à parceria que a gente tem e pelo conhecimento das demandas do município, a efetividade e a transparência dos serviços da Regional de Saúde de Passos”, disse.

A conferência de Guapé teve abertura da secretária Márcia Reis, seguida de pronunciamento do prefeito Nelson Lara e as palestras de profissionais de saúde do município. A fala da superintendente de Passos abordou a origem do SUS, as determinantes sociais para o sistema de saúde, a saúde como direito humano universal, o modelo de gestão estratégica e participativa do SUS, a estratégia de organização, entre outros tópicos.

Para a superintendente de Passos, o SUS vai além do arcabouço jurídico que o constitui, pertence a todo cidadão, como um direito, com acesso garantido pelos municípios, estados e União. “Quando a gente fala de Sistema Único de Saúde, estou falando de um arcabouço jurídico e estou falando da execução de uma grande política pública, que afeta a todos nós cidadãos, em todos os momentos de nossa vida“, disse.

Após as palestras, foram constituídos os grupos para análise, discussão e definição das propostas, que seriam validadas no plenário.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão