A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni foi criada em 29 de agosto de 1975, como Centro Regional de Saúde de Teófilo Otoni-CRS/TO, por meio do Decreto 17.340 emitido pelo então governador de Minas Gerais, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

Após um ano de funcionamento, a equipe técnica da Unidade realizou levantamento sobre os serviços de saúde ofertados pelos municípios e constatou a inexistência desses serviços. A partir daí, e com financiamento estadual, começaram as construções de centros de saúde em municípios onde os vazios assistenciais eram maiores.

Na década de 1980, a CRS/TO passou a se chamar Diretoria Regional de Saúde (DRS/TO). Nessa época, a equipe recebeu de profissionais vinculados à Fundação Ezequiel Dias, até o surgimento de novo concurso, para atender as necessidades técnicas oriundas das ações de imunização, zoonoses, saúde da mulher, distribuição de alimentos para carência nutricional, entre outras.

Dando continuidade ao processo de descentralização dos serviços de saúde para os municípios, os técnicos da Regional realizaram, nesse mesmo período, capacitações com as equipes de saúde dos municípios, que passaram a assumir gradativamente essas ações.

Em 1990, com a promulgação da Lei Orgânica da Saúde, a Lei 8.080, a DRS/TO passou a ser chamada de Diretoria de Atenção Descentralizada de Saúde (DADS/TO). “Foi o grande passo para a municipalização do Sistema Único de Saúde”, afirma um dos primeiros servidores da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Eduardo José Ribeiro.

Com a efetivação da municipalização das ações de saúde, e consolidada a missão da Regional em gerenciar essas ações, no fim da década de 1990, a DADS/TO passou a se chamar Gerência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (GRS-TO).

Com o advento do Plano Diretor de Regionalização e fortalecimento regional da gestão da saúde e do seu papel regulatório, em meados da década de 2010, a denominação da Unidade foi alterada para Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS-TO), permanecendo com essa denominação até os dias atuais.

A Unidade, atualmente, é dirigida por Ivan José Santana Figueira, composta por uma equipe de 178 trabalhadores, possui 32 municípios sob sua jurisdição e, junto com Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, compõe a macrorregião de Saúde Nordeste.

(Fontes: Eduardo José Ribeiro; Romilda Aparecida Nepomuceno; José Nunes do Carmo; Equipe do RH da SRS de Teófilo Otoni)

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão