A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, realizou encontro virtual com os municípios da microrregião Pirapora para discussão dos programas Saúde na Escola (PSE) e Crescer Saudável no dia 19/5. A reunião foi conduzida pela coordenadora da CAS, Patrícia Lima Magalhães, pela referência técnica do PSE e Crescer Saudável, Elisangela Ribeiro, e contou também com representantes dos municípios.

Crédito: Regional de Saúde de Pirapora

O PSE é uma política intersetorial de articulação entre Saúde e  Educação, instituída pelo Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, visa promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira, por meio da realização de treze ações que tem por objetivo a promoção da saúde e prevenção de agravos e seus fatores de risco.

Patrícia Lima Magalhães, ressaltou que “na atual conjuntura da pandemia de covid-19, as ações podem ser operacionalizadas aproveitando os meios educativos, que estão sendo utilizados pela educação para o ano letivo e, dessa forma, transversalizar os temas da saúde nos conteúdos curriculares. Atualmente, a ação prioritária a ser trabalhada nas escolas é a covid-19”, disse.

A referência técnica, Elisangela Ribeiro, informou que, no programa Crescer Saudável, foram abordadas medidas a serem implementadas com o objetivo de contribuir para a prevenção e cuidado à obesidade infantil no país, por meio do PSE, para as crianças matriculadas na educação infantil (creches e pré-escolas) e ensino fundamental I”. Ela ainda esclareceu que “essas ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo à prática corporal e de atividade física, todas voltadas a um estilo de vida saudável”, concluiu.

No encontro foi abordado que as ações do PSE e Crescer Saudável devem ser planejadas, por meio de reuniões, com o Grupo Intersetorial Municipal (GTI-M) formado por representantes da saúde e educação municipal. Além disso, a forma correta para registro dessas ações foi demonstrada minuciosamente. Foi informado a respeito da disponibilidade da vacina meningocócica ACWY para imunização de rotina de crianças que completam 11 anos de idade ou estavam com 12 anos em 2020, em razão das medidas de circulação restritivas da população em Minas Gerais.

Por Regional de Saúde de Pirapora

Enviar para impressão