A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina iniciou a aplicação do inseticida em Ultrabaixo Volume (UBV) veicular, vulgarmente, conhecido como fumacê, na última quinta-feira (11/2) no município de Laranjal para ajudar a conter o número de casos de dengue.
A medida foi tomada após solicitação do município e autorizada na reunião do Comitê Regional de enfrentamento das arboviroses, composta por profissionais da GRS Leopoldina que deliberaram, entre outras ações, pela aplicação do inseticida.

Crédito: Gustavo Santos Ribeiro

Além do emprego do UBV, as ações de mobilização social para sensibilização da população quanto às ações de eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, o controle vetorial e as atividades dos agentes de endemias, também, serão intensificadas pela equipe municipal.

A referência técnica em arboviroses da regional de Leopoldina, Lutianni Diaz Brazolino, explica que “essa ação é importante no município visto que outras medidas que têm sido adotadas não têm produzido o resultado esperado. O uso do UBV deve sempre ser entendido como última medida de ataque e, essa, não substitui as ações de mobilização e remoção dos criadouros do mosquito”, reforçou.

Lutianni também destaca sobre o risco de uma dupla epidemia, já que ainda estamos vivendo a pandemia da covid-19: “Nos últimos dois anos, o Minas Gerais vivenciou grandes epidemias de dengue, entretanto nosso território não foi atingido na mesma intensidade que o Estado como um todo. Reforça o risco de epidemia de dengue, o fato das limitações do trabalho do Agente de Endemias expresso em nota do Ministério da Saúde (MS), como medida de prevenção para a transmissão da covid-19, por isso, é fundamental que a população coloque em prática as medidas de controle sabidamente conhecidas no enfrentamento do mosquito,” finalizou.

Combata o mosquito

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destaca algumas ações simples e importantes que ajudam no combate aos Aedes aegypti: manter as lixeiras sempre tampadas; preservar o quintal sem lixo ou entulhos; manter garrafas, baldes e outros utensílios que acumulem água de cabeça para baixo; limpar os ralos e os manter com telas; não utilizar pratinhos que acumulem água para os vasos de plantas; higienizar os potes de água dos animais com bucha ou escova e realizar manutenção constante de piscinas e caixas d’água.

Para saber a situação epidemiológica da dengue, zika e febre Chikungunya em todo o estado de Minas Gerias, além de outras  formas de combate ao mosquito acesse: saude.mg.gov.br/aedes.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão