Em reunião virtual com prefeitos e secretários de saúde dos municípios da macrorregião Centro-Sul, na última sexta-feira 12/2, o comitê macro covid-19 reforçou as recomendações repassadas pelo Governo de Minas para os cuidados relativos ao período do Carnaval. Conforme anunciado pelo governador Romeu Zema em coletiva de imprensa no dia 10/2, o comitê destacou a importância de conscientizar a população sobre a importância de evitar aglomerações durante esse período.

O comitê seguiu as mesmas recomendações do Governo para orientar os municípios, ainda que os mesmos possuam autonomia nas decisões: não decretar ponto facultativo hoje (15/2), amanhã (16/2) e nesta quarta-feira (17/2), com o objetivo de desestimular viagens; proibir o fechamento de ruas e praças para fins festivos e eventos para evitar aglomerações e, consequentemente, o aumento de infecções pela covid-19.

Crédito: Regional de Saúde de Barbacena

Ainda na reunião, foi apresentado o cenário epidemiológico e assistencial atualizado da Macrorregião Centro-Sul e as orientações do plano Minas Consciente para o período do Carnaval.

“A gente reitera que agora é hora de muita prudência. A recomendação do comitê para o período dos dias 12 a 17/2 é de que fiquem na onda vermelha e ainda com as restrições de aglomerações para não se colher os piores frutos daqui a alguns dias”, orientou a gerente da regional de saúde de São João del-Rei, Edwalda Assumpção.

A superintendente regional de saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, destacou que o comitê recomenda que os municípios sigam o protocolo único do plano Minas Consciente, atentando para a adoção de medidas de segurança que são postas na onda vermelha: “Conforme estabelecido pelo COES, recomendamos que os senhores prefeitos permaneçam dos dias 12 a 17/2 na onda vermelha e, no período de 18 a 20/2, vocês podem adotar a onda amarela (autorizada para a Macro Centro-Sul pelo comitê estadual)”, explicou Hérica aos secretários municipais e prefeitos.

“Esses períodos de grandes festas fazem uma pressão forte sobre as taxas de ocupações de leitos e estamos diante de mais uma dessas datas, que é o Carnaval. Então é fundamental para que possamos dar continuidade à queda dos números de casos na região e preservar vidas,  manter essa recomendação do COES de que todos os prefeitos incluam em seus decretos as recomendações do comitê da onda vermelha nesse intervalo de tempo do Carnaval”, alertou o promotor de justiça de Barbacena, Luiz Paulo Bhering.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão