As ações de mobilização social foram realizadas em 22 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. Ao todo, foram feitas 153 ações no mês de outubro, todas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Entre os principais assuntos abordados, as orientações sobre a prevenção contra a covid-19 foram as de maior destaque. As iniciativas de mobilização foram conduzidas pelas secretarias municipais de saúde em parceria com outras instituições, tanto do segmento público quanto do privado.

Os municípios que realizaram ações (na área de abrangência da SRS/Montes Claros) foram: Berizal; Botumirim; Catuti; Coração de Jesus; Gameleiras; Grão Mogol; Jaíba; Janaúba; Matias Cardoso; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montezuma; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Padre Carvalho; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Salinas; Taiobeiras; Verdelândia, incluindo Montes Claros.

Crédito: Município de Rio Pardo de Minas - ação Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação (Ascom), emitiu o relatório que contempla essas ações de outubro, nessa quarta-feira (11/11). Os 768 núcleos municipais de mobilização social relataram a realização de 2.332 mil atuações, sendo: 741 orientações sobre o enfrentamento da covid-19; 412 condutas da promoção da saúde da mulher (destaque para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero); 279 sobre o controle das arboviroses (dengue, febre Chikungnya e Zika vírus); 262 no incentivo à vacinação de crianças contra a poliomielite e atualização da caderneta de vacinação de adolescentes até 15 anos e vacinação de adultos contra o sarampo; 129 sobre a promoção da saúde em geral da população.

Os coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da SRS/Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes e Valdemar Rodrigues dos Anjos, lembraram que “mesmo diante da pandemia da covid-19, por meio da utilização de divulgação alternativa de comunicação (telefone, faixas e mídias sociais), as ações de mobilização por parte dos municípios possibilitam os profissionais de saúde reforçarem perante a a importância da adoção de medidas de prevenção de doenças e de promoção da saúde, por meio da adoção de práticas simples que estão ao alcance de todos, dentre elas: higiene adequada; realização de consultas e exames médicos de forma regular; adoção de hábitos de alimentação saudável; a prática regular de atividades físicas; controle da hipertensão; cuidados com a saúde bucal e a eliminação do tabagismo”, pontuaram.

Crédito: Município Padre Carvalho - ação controle do Aedes aegypti

Com o início do período das chuvas Valdemar Rodrigues lembrou a importância dos municípios e da população em geral reforçarem as ações de eliminação focos do mosquito Aedes aegypti e de controle do transmissor da dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e da febre amarela. As ações devem ser realizadas tanto nas zonas urbanas quanto nas rurais, pois o mosquito coloca ovos em qualquer reservatório de água que esteja destampado, mesmo em quantidades mínimas de água. Por esse motivo, a disseminação do mosquito, nas comunidades rurais, tem se intensificado em virtude de os moradores terem o hábito de armazenar água para utilização em períodos de estiagem prolongada.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão