Em atenção ao Dia de D Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em 8/5, cerca de dez municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas realizaram ações de mobilização e promoção da Saúde Bucal destinada às crianças e adolescentes do território. Além do Dia D, durante a Semana de Mobilização Social em Saúde Bucal nas Escolas, que ocorreu no período de 6 a 10/5, as atividades foram realizadas em unidades de saúde e instituições de ensino como escolas e creches.

No município de Funilândia, as ações envolveram orientação e escovação de 244 alunos com idades entre 3 e 16 anos da Escola Estadual Diolino Moreira e da creche Patinho Feliz e foi um momento de grande aprendizado como conta a coordenadora de Saúde Bucal e odontóloga Iany Caroline Pontelo Mota. “Fizemos orientação de higiene bucal, onde houve muita interação das crianças. Fizemos também a avaliação para fins epidemiológicos, com a identificadas algumas crianças que precisam de Tratamento Restaurador Atraumático (ART), e foram distribuídas escovas para os alunos que fizeram as escovações e aplicação tópica de flúor”, relatou Mota.

Já no município de Corinto, região Central do estado, as ações do Dia de D Mais Saúde Bucal tiveram como foco crianças e adolescentes das escolas localizadas na zona rural da cidade depois da identificação de se tratar da população com índice de cárie mais elevado na região. Foram realizadas palestras, escovação supervisionada e o levantamento de necessidade de atendimento dos alunos de 2 a 16 anos da creche Alicina Rodrigues, no distrito de Beltrão, da Escola Municipal Antônio Maldine, e da Escola Estadual Waldemar Araújo, ambas no distrito de Contria.

Para a coordenadora de Saúde Bucal de Corinto, Adriana Barbosa, o dia D foi muito produtivo e uma excelente proposta para as escolas. Os municípios de Papagaios, Inimutaba, Cordisburgo, Santana do Pirapama, Jequitibá, Santo Hipólito, Paraopeba, Maravilhas e Monjolos também registraram ações de mobilização e promoção à Saúde durante a Semana de Mobilização Social em Saúde Bucal nas Escolas.

Capacitação na “Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas”
Dentro da programação do Dia de D Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizada na SRS Sete Lagoas uma capacitação sobre Gestão da Rede de Atenção à Saúde Bucal. O público-alvo foram os coordenadores de Saúde Bucal/Atenção Primária à Saúde (APS) e dentistas de referência municipal das microrregiões de Saúde de Curvelo e Sete Lagoas.

Os temas abordados incluíram financiamento, indicadores dos programas e fluxos de toda a Rede de Atenção à Saúde bucal que abrange: as Equipes de Saúde Bucal na atenção primária (eSB); Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD); Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb) e a atenção ambulatorial e hospitalar que envolvem os procedimentos odontológicos de pacientes com necessidades especiais em ambulatório e sob anestesia geral; os procedimentos de bucomaxilofacial de média e alta complexidade e casos que necessitam de atenção às deformidades crânio faciais.

Para Bruna Tavares, referência técnica da Coordenação de Redes e Atenção à Saúde (Cras) da SRS Sete Lagoas, o dia D constituiu-se como um marco da ampliação das ações de saúde bucal no Programa Saúde na Escola (PSE), contemplando, além da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal, com foco no Tratamento Restaurador Atraumático. Tavares destacou que, “nesse contexto, durante a capacitação, também foi abordado sobre o ART, em preparação para as ações de saúde bucal no PSE”. Para a referência técnica, é de extrema importância que as equipes de saúde bucal integrem permanentemente uma agenda fixa de trabalho nas escolas.

Por Nayara Souza / Fotos: Divulgação Prefeituras Municipais

Enviar para impressão