Vinte e três municípios dos 31 que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá promoveram a atualização do cartão vacinal no sábado, 13/4, Dia D da vacinação. A estratégia foi proporcionar, fora dos horários e dias habituais, o serviço de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) para ampliar as coberturas vacinais. Os outros oito municípios da área da GRS Ubá também aderiram à estratégia, porém anteciparam o Dia D, e ainda há aqueles que realizarão até o dia 19/4.

A campanha faz parte da estratégia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que não estejam com o calendário vacinal em dia, além dos professores, público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza.

Natália Almeida, referência técnica do Programa Saúde na Escola da GRS Ubá, ressaltou que a vacinação nas escolas é uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção de agravos e também oportunizar a atualização dos cartões de vacinação. “Precisamos levar em conta que ainda atravessamos um período de alta de arboviroses e as secretarias municipais de Saúde estão sobrecarregadas”, disse. “Por isso, celebramos que 74% dos nossos municípios tenham conseguido realizar o Dia D em 13/4, e os outros, estão efetivado ações em outros dias, dentro da realidade de cada um”, completou Natália, reforçando que o Programa Saúde na Escola auxiliou na promoção da cobertura vacinal.

Os 23 municípios que aderiram ao Dia D em 13/4 foram: Antônio Prado de Minas; Brás Pires; Coimbra; Divinésia; Guarani; Guiricema; Mercês; Miradouro; Miraí; Muriaé; Patrocínio do Muriaé; Piraúba; Presidente Bernardes; Rio Pomba; Rodeiro; São Francisco do Glória; São Geraldo; Senador Firmino; Silveirânia; Tabuleiro; Tocantins; Ubá e Vieiras.

Serviço
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais.

No Brasil, as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde ou em Salas de Vacinas de cada municípios. Procure a UBS mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, para ser informado sobre dias e horários para vacinação fora de campanhas.

Por Keila Lima

Enviar para impressão