Foi inaugurado nesta segunda-feira, 19/2, o novo acelerador linear do Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor (HBP), em Varginha. O equipamento é projetado para oferecer tratamentos avançados e não invasivos em radioterapia para pacientes com câncer. A cidade no Sul de Minas é a primeira no interior do Brasil a disponibilizar o equipamento para os pacientes oncológicos do Sistema único de Saúde (SUS).

Durante a inauguração, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que é médico radiologista, disse que este novo aparelho, além de duplicar a capacidade operacional, é também um aparelho moderno, que vai diminuir os efeitos colaterais nos tratamentos de pacientes com câncer. “A radioterapia, em termos gerais, queima os tecidos com câncer, mas ela também queima tecido sadio.  Esses aparelhos modernos acertam mais o alvo, então diminui os efeitos colaterais”. Ele ressaltou que, dentro do tratamento do câncer, a radioterapia tem um papel muito importante na cura, especialmente em diagnósticos de forma precoce.

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, explica que, atualmente, “existem apenas dezesseis aceleradores lineares como este no país, instalados em capitais e grandes centros urbanos”. O prefeito destaca que Varginha é pioneira em Minas Gerais, instalando o primeiro acelerador linear com a tecnologia mais avançada em radioterapia.

19.01.2024 - Varginha Centro de Oncologia de Varginha - crédito Thayane Lenzei 2

Oncologia em Varginha

A Oncologia do Hospital Bom Pastor de Varginha é especializada na prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento do câncer. O HBP é um hospital de atendimento geral e gratuito pelo SUS, contando com 55 especialidades. Possui 122 leitos, que prestam assistência em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), internações clínicas, gerais, cirúrgicas, oncológicas e observação no Pronto Atendimento.

A Fundação Hospitalar do Município de Varginha, mantenedora do Hospital Bom Pastor, é habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com Serviço de Radioterapia e Hematologia. O Centro de Oncologia de Varginha atende a 52 municípios, sendo os 50 da macrorregião de Saúde Sul, de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha e dois da macrorregião de Saúde Sudeste.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou a importância regional do Hospital Bom Pastor para o Governo de Minas, impactando no aumento do investimento do programa Valora 2.0 na instituição. “Antes era destinado pelo estado pouco mais de R$ 1 milhão, agora são mais de R$ 7 milhões por ano e a tendência é que vá aumentar, pela grande produção que a gente vê aqui”.

19.01.2024 - Varginha Centro de Oncologia de Varginha - crédito Thayane Lenzei 1

Novo acelerador linear

Os aceleradores lineares de elétrons produzem feixes de radioterapia, ou seja, raios X de alta energia capazes de reduzir ou impedir que células tumorais se multipliquem. Esses feixes são direcionados para o local que deve ser tratado.

Para a instalação desse novo acelerador, foi necessária a aprovação da ampliação do Serviço de Radioterapia da Fundação Hospitalar do Município de Varginha, que ocorreu  por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.583, de 27 de outubro de 2021.

“Com o novo acelerador linear, amplia-se a capacidade de oferta de tratamento oncológico na instituição, garantindo atendimento mais humanizado, em tempo oportuno, trazendo maior conforto ao cidadão usuário do SUS”, reforça o superintendente da Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputti Alcântara.

Segundo o superintendente, os pacientes provenientes de 52 municípios que têm o Unacon de Varginha como referência, passam a ter suas necessidades assistidas prioritariamente em horário comercial e não mais em turnos alternativos, como na madrugada. “Dessa forma, gera-se impacto positivo para os pacientes usuários do SUS, seus familiares e a equipe de saúde envolvida com a assistência”, disse.

Atualmente o hospital conta com outros dois aparelhos de aceleradores lineares. Com a nova instalação, a estimativa de atendimento diário é de cerca de 240 pacientes na radioterapia.

Para Marcelo Frota Saraiva, físico-médico da Oncologia do Hospital Bom Pastor “este equipamento oferece um tratamento de altíssima qualidade, que até hoje estava acessível apenas em grandes hospitais e centros, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês. Agora estará disponível no Sul de Minas o que há de mais avançado, gratuitamente aos pacientes do SUS”.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão