A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha realizou, nesta sexta-feira (02/02), sua primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Macrorregional como macrorregião de Saúde Sul. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, em Varginha, com a presença dos secretários municipais de saúde e técnicos da Regional.

A Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.394, de 18 de outubro de 2023, aprovou a revisão 2023 do Plano Diretor de Regionalização - PDR/SUS-MG. “Com a alteração, que entrou em vigor no último dia 2 de janeiro, os 50 municípios da SRS Varginha passaram a compor a macrorregião de Saúde Sul, tendo como polo Varginha e mantendo nossas cinco microrregiões de Saúde, sendo: Lavras, São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Antes da mudança, a macro Sul era composta por cerca de 150 municípios, divididos entre as Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha”, explica a coordenadora da Assessoria de Governança Regional da SRS Varginha, Lady Grazielle Gonçalves de Oliveira.

02.022024-Varginha -cibmacro2

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, destacou que é uma nova fase, que traz novas perspectivas para a saúde regional. “Uma nova fase de gestão, buscando de fato uma autossuficiência e o empoderamento de nosso território, com fortalecimento de nossas redes de atenção. Apesar de desafiador, esse momento é uma ótima oportunidade de buscarmos um menor deslocamento, alinhando a sustentabilidade financeira necessária com a garantia do acesso e a integralidade da assistência nos nossos 50 municípios”, disse.

O superintendente explicou ainda que o espaço de governança interfederativa para fortalecimento do macro sul é a CIB Macro. “Juntos vamos nos fortalecer, discutir os problemas e encontrar soluções, por isso buscamos sensibilizar os gestores para que protejam essa agenda, que já teve o cronograma anual divulgado. É aqui que vão ocorrer as principais discussões, alinhamento e decisões sobre o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou. Luiz Paulo Alcântara afirmou que é preciso qualificar esse espaço para garantir o fortalecimento da macrorregião de Saúde Sul., a implementação de novos serviços e a qualificação dos serviços existentes.

Aline do Nascimento e Silva, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) regional, reforça que “essa reunião é o momento para discutirmos situações mais abrangentes, que extrapolam. Vamos nos debruçar mais na nossa realidade, nossos problemas e juntos trabalharmos para soluções”.

PDR

À macrorregião de Saúde Sul correspondem atualmente 50 municípios com uma extensão territorial de 16.612,7  km² e uma população estimada pelo Censo de 891.396 pessoas.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) foi instituída pela Resolução nº 637, de 25 de junho de 1993, sendo reconhecida como foro de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre gestor estadual e os gestores municipais, quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das Políticas de Saúde no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. São divididas em CIB Micro e CIB Macro.

A CIB Macro é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação dos aspectos de gestão do Sistema Único de Saúde da macrorregião, conforme desenho territorial do Plano Diretor de Regionalização (PDR) vigente, com a finalidade de integrar todos os níveis de ações e serviços de saúde oferecidos, por meio da constituição das Redes de Atenção à Saúde e do compartilhamento de recursos, para a configuração de uma região sanitária resolutiva, com garantia de acesso integral à saúde ofertada à população.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi