No dia 31 de agosto, profissionais de saúde de 20 municípios da microrregião de Saúde de São João del-Rei se reuniram no teatro da Universidade Federal de São João del-Rei, para o evento “Eu posso fazer o diagnóstico de AVC? O que fazer?”.
A coordenadora de Assistência à Saúde da Unidade Regional de Saúde de São João del-Rei, Tatiana Resende Carvalho, enfatizou que “a iniciativa tem foco na instrução das equipes assistenciais na identificação, atendimento, e correta condução dos casos de acidente vascular cerebral (AVC)”. O evento foi direcionado aos profissionais que atuam nas unidades de Atenção Primária, na unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e nas unidades de Pronto Atendimento das instituições hospitalares da microrregião de Saúde.
Leonardo Jardim Vaz de Mello, neurologista coordenador do Centro de Atendimento de Urgência aos pacientes com AVC da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, ressaltou os principais sinais de alerta para o AVC, tais como: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração do equilíbrio e coordenação, e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente. Segundo o neurologista, “a correta atuação dos profissionais de saúde nos diversos pontos de atendimento, e a adequada condução do caso para o local mais apropriado ao atendimento faz toda a diferença para a recuperação dos pacientes”.
Acidente Vascular Cerebral
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
É essencial ficar atento aos sinais e sintomas apresentados e procurar atendimento o mais rápido possível, pois assim maiores serão as chances de recuperação.
Tipos de AVC
AVC Isquêmico
O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% dos casos.
AVC Hemorrágico
O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode ocorrer dentro do tecido cerebral ou na superfície, entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.
Prevenção
Dentre os fatores de risco que contribuem para o aparecimento de um AVC, alguns não podem ser modificados, como idade, sexo e constituição genética, por exemplo. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir doenças, como, não fumar, não consumir bebidas alcóolicas, não fazer uso de drogas, alimentar-se de forma saudável e manter o peso ideal, beber bastante água, praticar atividades físicas regularmente e manter a pressão arterial e a glicose sob controle.
Ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)
Em 2021, por meio da Resolução SES/MG nº 7.522, foram estabelecidas as estratégias de fortalecimento da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que perpassam, entre outras, pela comunicação social com foco na população para identificação de sinais e sintomas do AVC, definição dos fluxos assistenciais, fomento à ampliação das habilitações ministeriais de Centros de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC e subsídios para o tratamento farmacológico.
Em setembro do mesmo ano, a SES-MG instituiu a política de incentivo ao custeio do medicamento Trombolítico, utilizado para tratamento do AVC em hospitais credenciados e não habilitados pelo Ministério da Saúde.
Em 2023, o programa Rede Resposta de Atenção às Urgências e Emergências no âmbito da Política de Atenção Hospitalar - Valora Minas, atualizado pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.282, de 25 de Julho de 2023, tem como objetivo ampliar o acesso hospitalar e a atenção qualificada dos usuários em suas demandas de urgência e emergência nos pontos de atenção condizentes com as necessidades apresentadas. A linha de cuidado Cerebrovascular, com ênfase no Acidente Vascular Cerebral – AVC é uma das linhas de cuidado prioritárias do programa.