Foi realizada na quarta-feira, 08 de julho, no município de São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas, a II Conferência Municipal de Saúde.  Com o tema: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", a conferência é uma  oportunidade de buscar a participação e envolvimento dos cidadãos nas discussões sobre a saúde pública por meio de palestras, debates e apresentação de propostas com o intuito de trabalhar melhorias para a saúde no município, Estado e União.

Crédito: Willian Pacheco

Na Conferência Municipal de Saúde de São José da Varginha, foram abordados os eixos temáticos de Políticas de Saúde. “Nós precisamos ter uma saúde melhor em que a população possa confiar e não precise recorrer aos planos de saúde”, lembrou a palestrante do eixo temático “ Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS”, Ericka Rezende.  “É necessário divulgar os Sucessos do SUS. Fortalecê-lo, por meio da Comunicação. Divulgar os pontos positivos e isso fazemos com Educação em Saúde”, acrescentou Patrícia Gontijo que ministrou a palestra “Informação , Educação no SUS/ valorização do Trabalho.

A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Glaucia Sbampato abordou a temática “Financiamento e Gestão no SUS/Relação Público-Privada. Na ocasião, ela explicou que os recursos do SUS precisam ser estáveis e sustentáveis. Uma forma de garantir que os investimentos sejam contínuos e de qualidade. “Os recursos destinados ao SUS são financiados pelos governos Federal, Estaduais e Municipais. E precisamos entender o papel de cada um na formulação das políticas públicas, inclusive o nosso”, ponderou a Superintendente.

As Conferências

As Conferências de Saúde são organizadas pelo Conselho de Saúde e pela Secretaria de Saúde. Os conselhos são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS), formado por 25% de representantes do governo e prestadores de serviços, 25% de profissionais de saúde e 50% de usuários.

A Secretaria Executiva do Colegiado dos Conselhos Municipais da Microrregião de Pará de Minas e Conselheira de saúde, Neide Maria de Almeida, destacou que cabe ao Conselho de Saúde atuar na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde. “O Conselheiro tem que saber de legislação, tem que ser participativo. Precisamos avaliar nossa postura e nossa participação. O Conselho é um espaço plural. E precisamos sensibilizar novos sujeitos”, lembrou a Secretaria Executiva e Conselheira. “  É muito bom discutir propostas para a melhoria da saúde da população. As conferências são este espaço, este momento”, finalizou a Superintendente, Glaucia Sbampato.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão