Com 149 realizações em 24 municípios, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) ficou entre as seis regiões do estado que mais promoveram ações de mobilização social no mês de agosto envolvendo prevenção e promoção à saúde. As iniciativas foram conduzidas pelas secretarias municipais de saúde em parceria com outras instituições, tanto do segmento público como ligadas à iniciativa privada.

Relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) aponta que, em agosto, foram realizadas 2 mil 421 ações de mobilização social em Minas Gerais. O repasse de orientações à população para enfrentamento ao novo coronavírus somaram 1 mil 191 ações, vindo a seguir o controle das arboviroses (dengue, febre Chikungnya e Zika vírus) com 232 ações; promoção à saúde (183); Rede Cegonha com repasse de orientações às gestantes (176); mobilização da população com idade entre 20 a 49 anos para vacinação contra o sarampo (178) e combate ao tabagismo (70 ações).

Entre os 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros, os que relataram a realização de ações de mobilização foram: Botumirim, Catuti, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Gameleiras, Guaraciama, Grão Mogol, Jaíba, Janaúba, Juramento, Matias Cardoso, Mirabela, Montes Claros, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Padre Carvalho, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Taiobeiras e Verdelândia.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca que, “mesmo diante da pandemia da covid-19, por meio da utilização de técnicas alternativas de comunicação via telefone, faixas e mídias sociais, a manutenção das ações de mobilização por parte dos municípios possibilita aos profissionais de saúde reforçar perante a população a importância da adoção de medidas de prevenção e de promoção da saúde, com adoção de práticas simples que estão ao alcance de todos, entre elas: higiene adequada, realização de consultas e exames médicos de forma regular, manutenção de alimentação saudável, prática de atividades físicas, controle da hipertensão, cuidados com a saúde bucal e a eliminação do tabagismo”.

Assim como nas demais regiões do estado, as iniciativas implementadas pelas secretarias municipais de saúde do Norte de Minas tiveram como destaque ações referentes à prevenção e contenção da disseminação da covid-19. Vários municípios estão mantendo as barreiras sanitárias para o repasse de orientações à população que transita nas estradas. Em Verdelândia, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram visitas em estabelecimentos comerciais e em comunidades rurais para o repasse de informações sobre a prevenção ao novo coronavírus aos comerciantes e produtores rurais.

Também em Verdelândia, a Secretaria Municipal de Saúde realizou entre 29 de julho a 21 de agosto o “Plantão Psicológico” com a participação do psicólogo, João Vítor Barbosa. A ação teve como objetivo dar suporte a profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente do atendimento de pacientes acometidos ou com suspeita de covid-19.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde de Juramento realizou testes para detecção do novo coronavírus em profissionais que trabalham em unidades de saúde das zonas urbana e rural.

Agosto Lilás

O mês de conscientização da população quanto à importância da prevenção e combate à violência doméstica foi um dos destaques das ações de mobilização social implementadas pelos municípios de Guaraciama e Taiobeiras com a realização de blitz em parceria com a Polícia Militar e distribuição de materiais informativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já entre as ações implementadas em alusão ao Agosto Dourado, os municípios de Janaúba e Monte Azul se destacaram com a realização de mobilizações visando conscientizar as mães e gestantes sobre a importância do aleitamento para o desenvolvimento saudável de recém-nascidos e crianças. As abordagens foram centralizadas nas UBS e nos centros de especialidades médicas.

240920 Moc 149 Acoes Saude1

Por Pedro Ricardo Barbosa