A equipe do Hospital Eduardo de Menezes vem enfrentando diariamente, como referência de atendimento, a pandemia da covid-19. Os protocolos de segurança sanitária são cumpridos rigorosamente, incluindo aí o uso de máscaras de proteção aerossol, fundamental contra os riscos de contaminação do novo coronavírus.

Arquivo do HEM | Fhemig

Como forma de humanizar o atendimento e, ao mesmo tempo, homenagear o esforço de sua equipe, o hospital lançou um projeto que mostra o rosto de quem está ali, todos os dias, cuidando dos pacientes mesmo sem ser reconhecido. O “Por trás das máscaras” é um painel de fotos dos profissionais, em poses cotidianas, informais, mas que permitem às pessoas se reconhecerem sem o equipamento de proteção. Todas as fotos, cedidas pelos próprios profissionais, são identificadas e constam o nome dos setores onde eles trabalham.

A ideia foi conduzida pela psicóloga Andreia Resende dos Reis e pela assistente social Lorene Cristine dos Santos, mas mobilizou toda a unidade durante os dias que antecederam a abertura da “exposição”. “Além de darmos a oportunidade das pessoas conhecerem quem está as atendendo, nós também conhecemos um pouco mais nossos colegas. Foi uma interação importante para toda a equipe. E uma homenagem afetuosa e merecida”, completa Andreia.

O painel fica exposto até o dia 24 de setembro, quando as fotos serão devolvidas aos seus devidos donos.

Por ASCOM Fhemig