Com o objetivo de abordar as alterações do Plano Minas Consciente, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, participou de uma videoconferência com prefeitos e secretários municipais de saúde das cidades que compõem a Região Macro Sul em que as Superintendências Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha fazem parte. Também estavam presentes o secretário Adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral Tavares, o chefe de gabinete, João Márcio Silva de Pinho, e o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira.

Crédito: Tânia Corrêa

O secretário Carlos Eduardo ressaltou que a epidemia possui momentos característicos em cada região do Estado, por isso a necessidade de se “manter a atenção e os cuidados, tendo em vista cada realidade distinta”. O chefe de gabinete, João Márcio Pinho apresentou as mudanças: no modo de análise que deverá ser feito por macrorregião, mas com a divulgação de dados por microrregião; no período com a possibilidade de avanço ou recuo das ondas; nos indicadores e, também, no resultado, quando o município poderá optar entre a posição da micro ou da macrorregião à qual pertence. Os municípios de pequeno porte, até 30 mil habitantes, poderão ficar na Onda 2 (amarela), independente se a Macro estiver na vermelha, desde que sejam observados alguns critérios, como por exemplo, a incidência de casos confirmados, os protocolos de segurança, dentre outros.

Regionalização

Foi lembrado que os municípios que não aderirem ao programa serão automaticamente considerados geridos pela Deliberação 17 de 22/3/2020, que aborda “medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços e bens públicos e privados cotidianos, enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia da Covid-19, em todo o território do Estado”.

Foi aberto espaço para perguntas, que, ao final da apresentação, foram respondidas pela equipe. “Temos a intenção de manter estas reuniões de forma regular com os gestores das Macrorregiões, para mantermos esse contato constante”, finalizou o secretário Carlos Eduardo.

Para mais informações sobre o plano "Minas Consciente - Retomando a economia do jeito certo", acesse: https://www.mg.gov.br/minasconsciente

Por Tânia Corrêa