As Regionais de Saúde de Barbacena e São João Del Rei, juntamente com os membros do Comitê Macro Centro-Sul Covid-19, promoveram uma videoconferência com representantes de associações comerciais dos municípios da macrorregião Centro-Sul, na sexta-feira (10/7). O objetivo principal foi o de articular e alinhar ações de enfrentamento da Covid-19 no âmbito do comércio da região e, também, apresentar o cenário atualizado da saúde nas áreas epidemiológicas e assistenciais, bem como as diretrizes do plano Minas Consciente.

1 4

O coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, Márcio Heitor Stelmo, fez a apresentação do relatório técnico do Centro Operações Estratégicas em Saúde Pública (COES) com os dados e indicadores da macrorregião Centro-Sul, cujos índices favoráveis proporcionaram autorização do avanço da macro à Onda Branca no Plano Minas Consciente.

A superintendente da SRS de Barbacena, Hérica Vieira Santos, explicou aos participantes sobre o trabalho realizado pelas Regionais de Saúde e pelo Comitê Covid-19 macrorregional, destacando a importância de se realizar essas reuniões com representantes do comércio para o alinhamento entre saúde e atividades econômicas e, também, para o fortalecimento do enfrentamento da pandemia na macrorregião. “É importante a gente ter essa aproximação com o comércio. Nós estamos abertos a receber as solicitações dos senhores, uma vez que é nosso comitê que faz os encaminhamentos e solicitações do território para o comitê estadual. Essa inciativa é para que possamos levar qualquer dificuldade que vocês estão enfrentando para o nível central”, explicou.

Além disso, a superintendente, também, reforçou a necessidade de apoio e engajamento de todos para as medidas fundamentais de enfrentamento da doença como o isolamento, distanciamento social e as medidas de higiene para prevenção, e assim obter a manutenção dos bons índices que a Macro Centro-Sul tem tido nos últimos dias, o que possibilitou o avanço à Onda Branca, no Plano Minas Consciente: “Precisamos da população engajada para seguir as medias de isolamento social para que possamos continuar a unir forças para manter os bons indicadores e avançar nas ondas do Minas Consciente. Estamos abertos para repassar o olhar de vocês, representantes das associações comerciais, ao nível central do estado”, afirmou.

Ainda na ocasião, a gerente Regional de Saúde de São João Del Rei, Edwalda Assumpção, destacou a importância do alinhamento entre saúde e comércio “Hoje estamos aqui para buscar um engajamento entre nós da saúde e vocês do comércio, para buscarmos avançar e termos um ponto de equilíbrio. E estamos abertos a qualquer sugestão, proposições, encaminhamentos, para que possamos achar um caminho juntos no enfrentamento dessa pandemia”, pontuou.

Também na oportunidade, os representantes do comércio, além de terem acesso às informações atualizadas dos indicadores de saúde da região, fizeram suas colocações, solicitações e esclarecimento de dúvidas. E a superintendente Hérica afirmou que essas reuniões podem passar a ocorrer quinzenalmente, caso haja necessidade por parte dos mesmos.

Por Priscila Rezende