A Regional de Saúde de Leopoldina, juntamente com os 15 municípios da região, realizou uma reunião para apresentar os resultados da pesquisa sobre a atuação da Atenção Primária à Saúde. Foram convidados o apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Geovane Ferreira Guimarães, os responsáveis pela organização do serviço nos municípios e a equipe da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Durante o encontro foram apresentadas as ações e os cuidados por parte dos municípios. Também foi exposto o estudo realizado pela equipe da regional no qual permitiu um alinhamento entre os atores estaduais e municipais e proporcionará a elaboração de novas ações.

A responsável pela atenção primária no município de Leopoldina, Maria Emília Teixeira de Moraes, expôs as ações desenvolvidas pelo município e apresentou um panorama das atividades desempenhadas. A explanação faz parte de um rodízio, no qual as equipes municipais dão visibilidade a suas realizações e promovem o intercâmbio das estratégias adotadas principalmente no combate à covid-19.

O gerente da Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, salientou a importância do encontro. “Avaliar as ações da atenção primária junto com os municípios é fundamental para a rede do SUS”, disse.

A representante da SAPS, Juliana Prosdocimi, destacou o bom trabalho realizado pela equipe da regional buscando promover a troca de experiências entre os gestores e ressaltou o empenho dos municípios nas ações de atenção primária à saúde.

07-Ap

Por Gustavo Ribeiro