Na última terça-feira, 26/05, a Regional de Saúde de Diamantina promoveu uma videoconferência com foco na saúde bucal em tempos de Covid-19. A reunião contou com 65 participantes, entre eles coordenadores e referências técnicas municipais de saúde bucal e profissionais da atenção primária dos 34 municípios que compõem a macrorregião do Jequitinhonha.

A reunião foi coordenada pela referência técnica da Atenção Primária da Regional, Karlyone Martins de Souza Ferreira, com o apoio da referência técnica da Diretoria de Saúde Bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos e de Edna Moreira Reis, referência técnica de Saúde Bucal da Coordenação de Atenção à Saúde da Regional.

“A iniciativa das referências técnicas de Saúde Bucal da Regional de Diamantina foi um desdobramento da proposição da Diretoria de saúde Bucal da SES-MG para a reorganização dos processos de trabalho e reestruturação dos serviços odontológicos públicos, mediante a pandemia do Sars-Cov19”, explicou a referência técnica da Atenção Primária Regional, Karlyone Martins de Souza Ferreira.

Na reunião foram apresentados e debatidos os elementos preliminares para a reorganização assistencial dos serviços de saúde bucal durante e pós pandemia; a estrutura física ideal para consultórios odontológicos, de equipamentos e insumos para o atendimento seguro; a atuação profissional conforme modelo ideal de biossegurança e os atendimentos considerados urgentes e inadiáveis para maior conforto e segurança dos pacientes.

Karlyone informou ainda que para o início desta organização “foi solicitado a cada município a elaboração de um plano de ação com 3 eixos estruturantes: estrutura física (EPI, equipamentos, insumos); agenda de educação permanente para cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares e os atendimentos inadiáveis a serem realizados, para não colapsar os serviços de saúde bucal e manter a atenção pautada por princípios éticos e de humanização” disse.

“É muito importante apoiar os municípios no que se refere à organização dos processos de trabalho e fluxos em saúde bucal neste momento. Considerando que uma das medidas adotadas pela SES-MG para prevenir e reduzir a propagação da Covid-19 é a suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos, a proposta do plano de ação vem para assegurar que os atendimentos considerados inadiáveis neste momento ocorram de maneira segura para usuários e profissionais, o que trará ganhos também para o pós pandemia”, ressaltou Edna Moreira Reis, referência técnica de Saúde Bucal da Coordenação de Atenção à Saúde da Regional.

De acordo com a referência técnica da Diretoria de Saúde Bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos, a Coordenação Estadual de Saúde Bucal está trabalhando mais próximo das Regionais de Saúde e consequentemente dos municípios. “Nesse formato de trabalho o lugar de fala da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e das regionais é o mesmo: SES-MG. O nosso papel é apoiar os municípios para a reorganização dos serviços de Saúde Bucal nesse período de pandemia e no futuro pós-pandemia”, afirmou Jaqueline.

Por Ricardo Maciel