Coordenadores de Atenção Primária e profissionais dentistas dos 51 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) participaram ontem (26-05) de uma reunião por videoconferência sobre o tema Saúde Bucal em tempo de Pandemia do Covid-19.

WhatsApp Image 2020-05-25 at 16.56.43

O encontro virtual, que teve a participação expressiva de 135 técnicos, foi uma iniciativa da coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SRS-GV, Lidianny Aparecida Godinha Pêgo, atendendo as ações propostas no Plano Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que na foi representada na oportunidade pela coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Mirna Rodrigues.

Segundo a coordenadora estadual, a SES-MG vem procurando neste momento dar todo apoio necessário à saúde bucal nos municípios. “Estamos atuando para que os profissionais da ponta tenham suporte neste cenário de epidemia. No momento estão suspensos os atendimentos eletivos, mas entendemos que em breve, em data ainda a ser confirmada, deverá acontecer o retorno desses trabalhos e por isso precisamos deixar os processos de trabalho estruturados para que quando isso aconteça, tenhamos os equipamentos necessários de proteção individual e a estrutura organizacional dentro das unidades”, salientou.

Já para a apresentação, foi convidada a referência em Saúde Bucal da SRS de Divinópolis, Ana Luiza Lara Siqueira, que fez uma exposição baseada nas orientações sanitárias e de biossegurança de legislações do Governo Federal, do Estado e dos próprios municípios.

“Selecionei as informações destes três entes federativos e dentro de recomendações científicas que se complementam, para que os profissionais de saúde bucal, que tem responsabilidade ética e sanitária, possam atuar e tomar decisões da melhor forma possível e para que possam se resguardar juridicamente”, destacou.

A enfermeira e coordenadora municipal de Atenção Primária do município de Coroaci, Cleviana Nogueira de Azevedo, salientou a relevância da reunião virtual.

”A vídeoconferência foi muito esclarecedora, porque por mais que tenhamos acesso por meio da SRS de Valadares das Notas Técnicas Portaria e Resoluções específicas em relação a saúde bucal, esse foi um momento importante para que nós profissionais tirássemos nossas dúvidas nesse cenário preocupante de pandemia da Covid-19”, finalizou.