Aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 25/05, encontro entre o gerente e os coordenadores da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina e os gestores dos hospitais da região. Foi discutido na reunião como deve funcionar o fluxo de encaminhamento de pacientes com possíveis casos de coronavírus e também foram esclarecidas dúvidas quanto ao protocolo para a utilização dos testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais.
 
WhatsApp Image 2020-05-25 at 16.57.07

Na região abrangida pela GRS de Leopoldina, três hospitais estão atuando como referência no tratamento de Covid-19. O Hospital São Salvador é o responsável pelos atendimentos na Microrregião de Além Paraíba, os municípios pertencentes à Microrregião Cataguaes/Leopoldina podem ser encaminhados para a Casa de Caridade Leopoldinense e para o Hospital de Cataguases.

A Administradora do Hospital São Salvador, Bethânia Reis da Silva Gracioli, relatou preocupação com a demora dos pacientes em procurar o atendimento médico. “Há pacientes que estão retardando a procura ao hospital, e quando recorrem ao atendimento já estão em uma situação muito crítica. Quando se começa o atendimento de forma precoce, temos mais resultados positivos”, disse.

Conforme a coordenadora da equipe de Atenção à Saúde da GRS de Leopoldina, Maria do Carmo Costa Ferreira, diante da preocupação de Bethânia, ela reforçou a importância da equipe de atenção primária ter conhecimento dos casos ainda em seu início. “Todos os casos de síndrome gripal tem que passar pela atenção primária. É preciso ter um profissional na Unidade Básica de Saúde para receber esse caso, verificar sinais e condições clínicas de risco como diabetes, doenças cardíacas e doenças respiratórias que são sinais de agravamento”, pontuou.

Testes rápidos

A GRS de Leopoldina recebeu a segunda remessa de testes rápidos que vieram do ministério e foram distribuídos pela SES-MG. Nessa segunda etapa, foram distribuídos 2.180 testes para os municípios da região e o protocolo para aplicação dos testes foi reafirmado pela equipe da GRS. De acordo com o   responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Buonincontro Ribeiro “O indicado é fazer o teste rápido somente a partir de oito dias do aparecimento dos sintomas para não termos como resultado o falso negativo”, disse.

Rodrigo também reafirmou que os testes rápidos, nesse momento são direcionados aos grupos prioritários que são os profissionais de saúde em atividade na atenção primária, hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento (UPA); profissionais da segurança pública em atividade; indivíduo com diagnóstico de síndrome gripal (SG) que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade e idosos com sintomas que receberam diagnóstico de síndrome gripal.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão