A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas promoveu, na quarta-feira (12/2), uma reunião sobre novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde, informes de promoção à saúde e saúde bucal. O encontro foi direcionado aos gestores municipais, coordenadores da atenção primária e coordenadores de saúde bucal dos municípios sob jurisdição da Regional.

Crédito: Andréa Carvalho

Para a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Juliana Pacheco, o encontro foi muito importante para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao assunto. “Foi um encontro esclarecedor, uma excelente oportunidade de trocarmos conhecimento, já que os municípios estão acompanhando com muito interesse as publicações ministeriais e debatendo conosco. O novo modelo de financiamento é estabelecido pelo Programa Previne Brasil e aqui apresentamos as publicações, bem como o desempenho das equipes no cadastramento e indicadores dos municípios. Nós discutimos estratégias para fortalecer a atenção primária e alcançar melhoria dos resultados e indicadores”, disse.

Participaram também da reunião a coordenadora do NRAS/NAPRIS, Andréa Carvalho, a referência técnica do NAPRIS, Juliana Pacheco; a referência técnica em Promoção à Saúde, Emily Avelar; a referência técnica em Saúde Bucal, Heron Ataíde e as referências técnicas em Saúde da Mulher, Fausta Ferreira e Estael Ribeiro.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola também foi um assunto bastante comentado pelos participantes, já que o Ministério da Saúde mudou os indicadores do ciclo 2019/2020. “Entendemos que foi uma medida para não prejudicar os municípios em relação ao financiamento do Programa. E achamos importante enfatizar aqui o passo a passo para realizar o ajuste das escolas no sistema E-Gestor”, esclarece a referência técnica em Promoção à Saúde,Emily Avelar.

Por Thayane Viana