COMO OBTER UM MEDICAMENTO | DÚVIDAS FREQUENTES | COMO CHEGAR | CONTATO

O Programa Estadual de Assistência Farmacêutica fornece os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os mineiros. A Farmácia de Minas da Regional de Belo Horizonte é o local responsável pela dispensação dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) aos usuários residentes dos seguintes municípios:

Belo Horizonte

Jaboticatubas

Rio Acima

Betim

Juatuba

Rio Manso

Bonfim

Lagoa Santa

Sabará

Brumadinho

Mário Campos

Santa Luzia

Confins

Mateus Leme

Santana do Riacho

Contagem

Matozinhos

São Joaquim de Bicas

Crucilândia

Nova Lima

São José da Lapa

Esmeraldas

Nova União

Sarzedo

Florestal

Pedro Leopoldo

Taquaraçu de Minas

Ibirité

Piedade dos Gerais

Vespasiano

Igarapé

Raposos

 

Itabirito

Ribeirão das Neves

 

Alguns municípios aderiram à Política de Descentralização do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (PDCEAF) e executam as etapas relacionadas à solicitação e dispensação de medicamentos diretamente em seus territórios. Na SRS-BH são eles: Belo Vale, Caeté, Mariana, Moeda, Ouro Preto, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Para cidadãos de outras cidades mineiras o atendimento é realizado na sua respectiva regional de saúde; clique aqui e saiba mais.

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Consulte abaixo a lista de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para saber se o medicamento que você necessita é fornecido:

A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG, em saude.mg.gov.br/formulariosceaf.

Abertura de Processos na Farmácia de Minas de Belo Horizonte

A abertura de processo é etapa primordial para garantia do acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Essa primeira etapa deve ser realizada comparecendo à unidade UAI Praça Sete, à Avenida Amazonas, 478, Centro - Belo Horizonte. O atendimento é realizado das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira (exceto em pontos facultativos e feriados).

O atendimento na UAI Praça Sete é realizado mediante agendamento prévio, que deve ser realizado pelo Portal Cidadão MG ou pelo aplicativo MGapp. Com os documentos corretamente preenchidos, o usuário deverá comparecer à UAI Praça Sete no dia e horário agendado para entregar sua documentação.

Atenção! Algumas condições estão isentas de agendamento. São elas: Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P); Síndrome de Guillain BArré; Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP); Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia; Anemia da Doença Renal Crônica; Distúrbio Mineral e Ósseo da IRC (calcitriol para pacientes submetidos a paratireoidectomia); Dor Crônica; Esclerose Lateral Amiotrófica; Fenilcetonúria; Hipoparatireoidismo pós procedimento; Transplantes.

Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, os usuários podem acompanhar todo o processo e informações sobre a disponibilidade do medicamento pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

Atendimento na Farmácia de Minas de Belo Horizonte

O atendimento da Farmácia de Minas de Belo Horizonte é realizado de segunda a sexta-feira (exceto em pontos facultativos e feriados), das 7h às 19h, mediante agendamento. O fluxo de usuários é organizado por ativação das senhas de agendamento.Procure se organizar para chegar à Farmácia 15 minutos antes do seu horário marcado. Se houver alguma eventualidade e você se atrasar, a tolerância será de 15 minutos.

A data e horário do seu retorno está registrado no Recibo de Dispensação de Medicamento entregue junto com o seu medicamento.Caso ocorra algum imprevisto, você pode realizar o reagendamento do dia e horário.

Os usuários que comparecerem fora da data e/ou horário de seu agendamento, serão organizados em fila, respeitando-se os critérios de prioridade definidos em lei, sendo atendidos conforme capacidade operacional da unidade.

Atenção! Os usuários não agendados não possuem garantia de atendimento.

Primeira vez que irá retirar seu medicamento? Acompanhe a situação do seu pedido e, assim que processo for DEFERIDO e o medicamento estiver DISPONÍVEL, realize o agendamento para sua primeira retirada de medicamento via Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

ATENÇÃO! Mesmo estando agendado, antes de comparecer à Farmácia de Minas de Belo Horizonte, verifique a disponibilidade do seu medicamento pelo aplicativo MGApp, pelo Portal Cidadão MG ou LigMinas 155 – opção 2.

Fique atento à validade dos documentos necessários para o recebimento do medicamento.

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Posso escolher onde abrir meu processo de solicitação de medicamentos?

Não. A abertura de processo é etapa primordial para garantia do acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). A partir de 08/05/2023 essa etapa passará a ser realizada somente na UAI Praça Sete, com agendamento prévio. Assim, todo beneficiário ou seu representante deverá comparecer à referida UAI portando a relação completa de documentos necessários para obter seu medicamento. Para as pessoas que já retiram os medicamentos na Farmácia de Minas, renovação, inclusão ou troca de tratamento dos processos já deferidos continuam sendo na Farmácia de Minas de Belo Horizonte (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2777, no bairro Carlos Prates).

Não posso comparecer presencialmente para realizar a solicitação, outra pessoa pode fazê-la por mim?

A solicitação deve ser realizada preferencialmente pelo próprio paciente, no entanto, em caso de impossibilidade, um representante devidamente autorizado com procuração particular poderá fazê-lo. A procuração deve estar acompanhada de documento com foto do representante, além dos demais documentos relacionados no checklist. Para pacientes menores de 18 anos, a solicitação deve ser realizada por um dos seus representantes legais. Para pacientes incapazes, a solicitação poderá ser feita por seu curador ou pelo representante indicado pelo médico no LME.

Minha solicitação foi deferida e agora?

Assim que seu processo for deferido, será possível consultar a disponibilidade no medicamento pelo aplicativo MGApp, Portal Cidadão MG ou Disque Cidadão 155. Em caso de visualização do status do abastecimento como "DISPONÍVEL", agende seu atendimento para Primeira Retirada de Medicamento para que seja realizada a sua primeira dispensação. Atenção às orientações relacionadas ao armazenamento, da necessidade de apresentação de nova receita ou outra documentação para a retirada do medicamento; elas são sempre repassadas ao receber o comprovante de entrega da documentação de solicitação.

Recebi meu medicamento pela primeira vez. Como serão os próximos atendimentos?

Ao final do primeiro atendimento, o paciente já sai com a data e hora agendadas para a próxima retirada de medicamento. Você receberá o medicamento em quantidade suficiente para realizar seu tratamento de forma adequada até a data agendada. Não se esqueça, compareça sempre no horário e dia agendados. Caso ocorra algum imprevisto que o impeça de ir à farmácia no dia e horário impressos no recibo, você pode realizar o Reagendamento do dia e horário.

Apenas o paciente pode retirar o medicamento?

Não. O paciente poderá designar até 5 representantes para a retirada do medicamento na unidade, preenchendo a Declaração Autorizadora, junto à uma cópia de seu comprovante de endereço e seu documento de identidade com foto, bem como a cópia do documento de identidade do representante autorizado.

Meu medicamento está indisponível e agora?

Caso o medicamento fique indisponível na data em que você foi agendado, não é necessário realizar novo agendamento. Acompanhe a disponibilidade pelos canais MGApp, Portal Cidadão MG ou Disque Cidadão 155 e, assim que o estoque esteja normalizado, compareça à Farmácia de posse dos documentos necessários ao atendimento. Observe sempre a validade do LAUDO DE SOLICITAÇÃO, AVALIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE MEDICAMENTO(S) (LME), da prescrição médica e a necessidade de renovação do processo.

Como fazer reclamação, denúncia, sugestão ou elogio?

Para reclamação, sugestão ou elogio acesse o Fale Conosco e selecione o assunto "Medicamentos/Farmácia de Minas". Para realizar uma denúncia, entre em contato com a Ouvidoria Geral do SUS no telefone 136, fale com a Bel (atendente virtual) pelo Whatsapp (31) 3915-2022 ou registre a sua manifestação neste link. Você também pode avaliar a Farmácia de Minas no Google.

 

Abertura de processos

A UAI Praça Sete está localizada na Av. Amazonas, 478 - Centro, Belo Horizonte – MG. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.

Retirada do medicamento

A Farmácia de Minas está localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, Nº 2777, Carlos Prates, Belo Horizonte-MG. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.

Para chegar à Farmácia de Minas é muito fácil. Há opções de transporte em todas as regiões da cidade de Belo Horizonte.

  • Metrô - Estação Carlos Prates. Saída pelo lado da passarela para chegar até a Unidade Integrada de Saúde: Farmácia de Minas, Farmácia Judicial, Rede de Frio e Almoxarifado.
  • Ônibus - Na região central de Belo Horizonte, é possível pegar as linhas 2130 (Jardim Laguna) e 2150 (Novo Céu), próximo ao Mercado Central.
  • Ônibus - Na região de Venda Nova e Pampulha, as linhas do MOVE 64 (Estação Venda Nova) e 67 (Estação Vilarinho) dão acesso próximo ao local.
  • Ônibus - Na região do Barreiro, utilize a linha 34 (Estação Barreiro). (suspensa temporariamente)

Ligminas Farmácia de Minas - Telefone: 155 – opção 2

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