A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou 25 equipamentos para leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Covid-19 e a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS) acompanhou essa entrega, na quinta-feira (2/7). A entrega dos equipamentos foi realizada em parceria com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, que tem auxiliado na logística de distribuição. Parte dos respiradores foram destinados ao Hospital Márcio Cunha e outra ao Hospital Municipal de Ipatinga.

De acordo com o superintendente da SRS Coronel Fabriciano, Ernany Duque, o Governo de Minas Minas já havia anunciado esses investimentos para reforçar o enfrentamento da Covid-19 na Macrorregião. “No final do mês de junho, foi assinado um termo de cessão de 25 equipamentos de UTI para o Hospital Municipal de Ipatinga e Hospital Márcio Cunha. São 15 respiradores invasivos, 6 não invasivos e 4 cardioversores, distribuídos aos dois hospitais da microrregião de saúde de Ipatinga, mas que irão atender à população da nossa macrorregião.

Ernany Duque destacou a necessidade de manter as medidas de distanciamento social. “O que a gente precisa, principalmente, é manter o distanciamento social. Pedimos à população que saia de casa somente se for extremamente necessário e que evitem aglomerações e ambientes fechados, usem máscaras e utilizem o álcool gel ou lavem as mãos constantemente”, concluiu Ernany.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, que acompanhou a entrega dos equipamentos, informou que paralelo à infraestrutura hospitalar, hoje, reforçada pelo estado, outras ações de enfrentamento da Covid-19 estão em andamento, como a testagem de pessoas para evitar que os assintomáticos permaneçam a circular e a contaminar mais pessoas. “Recebemos hoje mais oito respiradores do Governo do Estado, entre outros equipamentos e agora vamos preparar o material humano, o RH. Nesse sentido, quero agradecer ao governador Romeu Zema, que fez o que era necessário, nesse momento, e os servidores municipais. Ainda teremos, mais dez leitos de UTI da Covid-19 para o SUS e mais cinco leitos de UTI da Covid-19 para o SUS no Hospital Márcio Cunha”, detalhou o prefeito.

04-07-TO

Plano de Contingência

O superintendente regional de saúde, lembrou que em junho, o secretário de estado de saúde Carlos Eduardo Amaral, em videoconferência, com os gestores das macrorregionais, já havia esclarecido os critérios de envio de respiradores às microrregiões de saúde e, que receberiam o equipamento primeiro, aqueles hospitais que poderiam abrir leitos de forma imediata. Daí a importância desses leitos constarem na planilha do Plano de Contingência, que foi feito pela Regional de Saúde de Coronel Fabriciano por meio do Comitê Macrorregional de Enfrentamento da Covid-19. “A assertividade nas informações fornecidas foi essencial para que o nosso Plano de Contingência cumprisse seu papel, que é auxiliar na definição de estratégias de combate e contenção da pandemia da Covid-19 no Vale do Aço”, destacou Ernany.