O Comitê Macrorregional Sul Covid-19 realizou no fim da tarde desta terça-feira (30) sua 1ª reunião extraordinária. O objetivo do encontro foi a busca de alinhamento das medidas de isolamento social de forma responsável. Permitindo assim, a retomada gradual, progressiva e regionalizada da economia nos municípios da Macrorregião Sul.

Crédito: Thayane Lenzi

A reunião, realizada virtualmente, contou com a participação de representantes das Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha. Além de membros das prefeituras municipais, secretarias municipais de saúde, Polícia Militar, Defesa Civil, Bombeiros, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MG (COSEMS) e Ministério Público.

Os participantes compartilharam experiências da liberação gradual de atividades econômicas em diversos municípios sul mineiros, debatendo medidas adotas e planejamentos estratégicos. O Plano Minas Consciente, que considera fatores econômicos e de saúde para organizar a volta gradual de atividades, de modo seguro, no estado de Minas Gerais foi bastante enfatizado. Foram reforçadas suas premissas e protocolos, lembrando que a adesão pode ser feita a qualquer momento pelos municípios.

As atividades turísticas foram bastante debatidas, já que para alguns municípios da região o turismo é a base da economia local. Os Planos de Contingência Hospitalar de Enfrentamento à Covid-19 também foram foco de considerações e esclarecimentos. “O plano de contingência da Macro Sul não é um plano rígido, é um plano dinâmico. A cada movimento do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e da própria evolução da doença na região, ele é alterado e adaptado. Nós estamos buscando conferir atendimentos de qualidade”, enfatizou Kátia Rita Gonçalves, Superintendente Regional de Saúde de Passos.

Ao fim do encontro, os superintendes das regionais de saúde apresentaram os índices de casos confirmados, recuperados e óbitos por Covid-19 em suas regiões. Reforçando a percepção de uma evolução mais acentuada de casos confirmados nas últimas semanas.

Por Thayane Lenzi