Hoje (30), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia, foi palco do lançamento do projeto para testes de tratamento da Covid-19, #500VoluntáriosJá. A solenidade contou com a participação do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, Secretário de Estado de Saúde Adjunto, Marcelo Cabral, Prefeito de Juiz de Fora Antônio Almas, Superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Gilson Soares e demais autoridades.

O Projeto integra o REDEVIRUS do MCTIC que, por meio do atendimento na UPA de Santa Luzia e, sob a coordenação do Infectologista Marcos Moura do Hospital Maternidade Terezinha de Jesus -HMTJ, visa captar voluntários para desenvolvimento de Terapia Clínica para enfrentamento da covid-19. Os voluntários vão participar de testes clínicos utilizando a substância nitazoxanida, princípio ativo do Annita, que se mostrou com uma eficiência de 94% na inibição de carga viral em células (testes in vitro). Os integrantes serão plenamente informados de sua participação e em quais condições clínicas se encaixam na pesquisa.

Em termos gerais, o perfil ideal é o de pacientes com sintomas gripais (tosse, febre) e suspeita de covid-19. Eles serão testados e, conforme o resultado e consentimento, testados com o medicamento em sistema “duplo cego” (com parte dos voluntários utilizando placebo).
O Hospital Maternidade Therezinha de Jesus foi escolhido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, atendendo às condições necessárias ao projeto e disponibilizou equipe para as ações que se iniciam nesta segunda, por cinco semanas (a primeira em piloto).

Juiz de Fora é a segunda cidade no Brasil que a participar desta pesquisa. A outra foi São Caetano do Sul/SP.  “São inúmeros os desafios neste momento de pandemia e, poder participar desse projeto é motivo de orgulho. Temos a chance de mostrar a eficácia desse medicamento", afirma o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo.

“A ciência é a única arma que a gente tem para combater o vírus. Este projeto tem como única finalidade, salvar vidas. Foram muitos os estudos para poder chegar a esses ensaios clínicos para que possamos comprovar que essa droga é efetiva. A probabilidade é bastante efetiva, mas só podemos afirmar isso depois dos resultados. Estou muito feliz pelo acolhimento da cidade com esse projeto", finalizou o ministro.

30-06-jf

Por Adriana Mendes