A baixa cobertura vacinal tem graves consequências quando o assunto é a saúde pública. Nos anos de 2017, 2018 e 2019, Minas Gerais enfrentou epidemia de febre amarela e surto de sarampo respectivamente, em decorrência das baixas coberturas registradas. No intuito de alertar a população sobre os benefícios da vacina e também sobre os riscos a que todos ficam expostos quando esta importante medida profilática é ignorada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, em suas mídias sociais, a campanha Vacina Mais Minas Gerais.

Crédito: Marcus Ferreira

A intenção é informar, chamar a atenção dos mineiros sobre a necessidade de ampliação da cobertura vacinal no estado. Graças à vacinação em massa, doenças como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil. “O calendário nacional de vacinação é um dos mais completos do mundo. A vacinação é uma responsabilidade individual, mas tem grande impacto coletivo. Se eu me vacino, estou me protegendo e também protegendo as pessoas que não estão vacinadas”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Josianne Dias Gusmão. A campanha Vacina Mais Minas Gerais também desmistifica notícias falsas que relacionam vacinas com autismo ou qualquer outro distúrbio ou doença.

O SUS disponibiliza, de forma gratuita, para todas as pessoas, 21 vacinas para muitas doenças cuja proteção se inicia, ainda, nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida em procedimentos totalmente seguros, que permitem a prevenção, o controle e a eliminação de doenças graves - e muitas vezes mortais - estimulando as defesas naturais do corpo. Para vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação em mãos.

Para quem perdeu o cartão, a orientação é procurar a unidade de saúde onde recebeu vacinas para resgatar seu histórico vacinal e fazer a segunda via do documento. A ausência do cartão não é impeditivo para vacinar. Toda pessoa pode ser vacinada nas Unidades Básicas de Saúde.

Antes de serem disponibilizadas para a população, as vacinas passam por diversas fases de avaliação; vão do desenvolvimento até a produção e aplicação, quando já foram devidamente submetidas à avaliação e aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por isso, as vacinas são seguras.

A vacinação é essencial para a prevenção de doenças infecciosas, pois atuam, inclusive, na redução da morbidade. Quem não se vacina fica suscetível às doenças para as quais aquela vacina oferece proteção.

Mantenha seu cartão de vacina atualizado. Vacinas salvam vidas!

Por Raquel Ayres