A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já atingiu mais de 60,3 mil idosos e trabalhadores da saúde, residentes em 54 municípios que compõem a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros . De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, até a manhã desta quinta-feira, 2 de abril, entre os idosos a taxa de cobertura vacinal já havia atingido 45,12%, contemplando 48 mil 994 pessoas de um total de 108 mil 596 a serem imunizadas.

Entre os idosos os municípios que apresentam maior percentual de cobertura vacinal são: Glaucilândia (82,13%); Fruta de Leite (80,66%); Engenheiro Navarro (72,50%); Guaraciama (64,26%); Pai Pedro (61,76%); Francisco Dumont (56,10%); Juramento (54,49%); Mato Verde (53,05%); Botumirim (52,17%); Jequitaí (51,13%); Indaiabira (50,86%) e Catuti (50,45%).

Já com relação aos trabalhadores da saúde que, junto com os idosos compõem o público prioritário da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o percentual de cobertura vacinal já chegou a 47,43%. Já foram imunizados mais de 11,4 mil trabalhadores de um total de 24 mil 042 a serem vacinados.

Créditos: Pedro Ricardo

Os municípios que já alcançaram a meta de vacinação de trabalhadores da saúde são: Capitão Enéas; Claro dos Poções; Cristália; Engenheiro Navarro; Francisco Sá; Josenópolis; Mamonas; Novorizonte; Padre Carvalho e Vargem Grande do Rio Pardo.

Montes Claros

De acordo com o Ministério da Saúde, Montes Claros possui 33 mil 786 idosos a serem vacinados. Até esta quinta-feira, dados lançados pelo município no SIPNI apontam que já foram imunizadas mais de 18 mil pessoas e o percentual de cobertura vacinal chegou a 53,37%.

Por outro lado, dos 12 mil 306 trabalhadores da saúde a serem vacinados já foram imunizados 3 mil 628. Nesse caso o percentual de cobertura já alcançado é de 29,48%.

Etapas

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza começou dia 23 de março e prossegue até 22 de maio, tendo como públicos alvos idosos e trabalhadores da área da saúde.

A segunda etapa está prevista para começar dia 16 de abril, contemplando professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira fase da Campanha, a partir de 9 de maio, terá como público alvo crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta a importância da continuidade do trabalho de mobilização dos municípios para a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, levando-se em conta a circulação do novo coronavírus no país.

“A vacina deixa o sistema imunobiológico protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns do que o coronavírus. Se a pessoa tiver algum problema de saúde e avisar que foi vacinada contra a gripe, isso auxiliará os profissionais de saúde a pensar em outros vírus”, observa Agna Menezes.

Nova Remessa

Nesta sexta-feira, 3 de abril, a Regional de Saúde de Montes Claros conclui o repasse da terceira remessa de vacinas contra a gripe H1N1 aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Assim como nos anos anteriores o trabalho segue orientação do Ministério da Saúde que adquire as vacinas do Instituto Butantã e as repassa em etapas aos Estados.

Por Pedro Ricardo