Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Regional de Saúde de Uberaba promoveu uma capacitação, que contou com mais de 100 profissionais, sobre o programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, em vigor desde janeiro com proposta de distribuição de recursos orçamentários para a Atenção Primária à Saúde.

Treinamento Novo

Na ocasião, foi abordado o lançamento correto das informações nas fichas de Coleta de Dados Simplificada (CDS) e do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), seguindo os manuais disponibilizados no Sistema Informação da Atenção Básica (SISAB), para que os parâmetros sejam alcançados, tanto na Capitação Ponderada (Cadastros), quanto no Componente de Desempenho (Indicadores).

Segundo a coordenadora da Atenção Primária da Regional de Uberaba, Sheila Beatriz Oliveira, “é necessária uma abordagem continua de todas as vertentes deste processo para que os municípios se apropriem da nova metodologia, voltada para o indivíduo cadastrado e assistido pela equipe. Isso faz com que a responsabilização e o cuidado contínuo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) sejam cada vez mais qualificadas. O correto lançamento nos sistemas de informação é fundamental para que se possa visualizar todo o trabalho que está sendo executado pela equipe”, conclui.

Suzilei Ferreira, coordenadora da Atenção Primária do município de Frutal, afirma que se os profissionais não se atentarem para a qualidade da informação e a correta inserção nos sistemas do Ministério da Saúde, os municípios sofrerão perda financeira com impacto direto na atenção primária, que é a porta de entrada de todo serviço de saúde.

Por Sara Braga

Enviar para impressão