A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS/CFA), por meio de sua Unidade Descentralizada de Caratinga (UDC), integrou entre os dias 27/01 a 14/02, a Força-Estadual (equipe composta por agentes da Saúde Estadual e da Fundação Nacional de Saúde - Funasa) participando de ações de controle e combate às arboviroses nos municípios de Tocantins, região da Zona da Mata e Pingo D’água, região do Vale do Aço.

Crédito: Flávio Augusto Ribeiro Samuel

As ações de enfrentamento à dengue (mutirão de limpeza, UBV pesado e costal) foram realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de cada município e contou com um grupo composto por referências técnicas em controle vetorial da Regional de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s) no trabalho de eliminação dos focos do vetor Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue).

Segundo a referência técnica em controle vetorial da Regional de Saúde Adeir de Almeida Cassemiro, os servidores foram convocados pela Secretaria Estadual de Saúde para atuar nos municípios em virtude do número excessivo de casos de pessoas acometidas por arboviroses, tendo a classificação de muito alto risco de transmissão.

“A Força Estadual é um grupo de trabalho criado pelo Estado de Minas Gerais para atender aos municípios que se encontram em situação crítica no controle e transmissão de doenças endêmicas como as arboviroses: Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela. Nossa equipe foi dividida, uma parte integrou a Força Estadual em Tocantins e outra integrou a Força Estadual em Pingo D’água, ambas com o mesmo objetivo, controlar e enfrentar endemias”, explicou Adeir.

De acordo com os técnicos da Regional de Saúde, os objetivos da Força Estadual foram de repassar informação de controle sobre o vetor e as doenças transmitidas; encontrar, destruir e evitar a formação de novos focos do vetor; executar, treinar e acompanhar os agentes municipais de endemias (ACE’s) na atividade de tratamento vetorial e espacial; recolher material inservível, evitando a formação e proliferação de novos focos (manejo ambiental); e atualização de reconhecimento geográfico (RG).

“O grande desafio é sensibilizar a comunidade que a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um de nós. Depósitos de água, pratinhos de plantas, bandejas de geladeira, de umidificador, ar condicionado e filtros d'água; além de garrafas retornáveis e lixo, são alguns dos mais frequentes focos do mosquito Aedes aegypti. Isso representa 80% dos focos do mosquito e estão presentes dentro dos domicílios”, afirmou Adeir.

Também fizeram parte da equipe da Força Estadual, os técnicos: Adeir de Almeida Cassemiro, Aluísio Carlos Dias; Felipe Ribeiro dos Santos, Valtemir, Pinheiro Leal, José Lopes de Aquino, Sebastião Flausino da Silva e João Batista Dias, no município de Tocantins. Em Pingo D’água fizeram parte da equipe, os técnicos: Yan Rocinsk, João Batista de Carvalho, João Batista Pereira da Silva e Cláudio Gonçalves Rodrigues.

Por Flávio Augusto Ribeiro Samuel