Os municípios pertencentes à jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) tiveram a oportunidade, no último dia 13/02, de participar de uma capacitação sobre o COVID-19 – Coronavírus. Para a ocasião, foi convidado como palestrante o médico infectologista Luiz Carlos Coelho, que apresentou, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Campus Varginha, as peculiaridades sobre o vírus e o cenário epidemiológico atual no mundo.

Crédito: Tânia Corrêa

Profissionais médicos, técnicos municipais e hospitalares compuseram o público presente na ação, que destacou a linha do tempo da doença, bem como medidas de definição de caso, precaução mediante os suspeitos ou confirmados e condução na Atenção Primária, por exemplo. O Hospital de Referência para o Sul de Minas, Hospital das Clínicas Samuel Libânio, no município de Pouso Alegre, foi destacado.

Monique Borsato, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, da SRS Varginha, falou sobre os critérios para notificação dos casos suspeitos e o fluxo a ser seguido nesses casos, atentando para a vigilância dos contatos e destacando o alerta total a qualquer caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Nossa iniciativa teve o objetivo de capacitar os profissionais de saúde e estruturar os serviços de saúde para postergar ou até evitar a entrada do vírus no Brasil, estando preparados, inclusive, para a conter uma possível disseminação do vírus em caso de surgimento de confirmados no país”, afirmou Aline Ribeiro Soares, Coordenadora da Vigilância em Saúde na SRS.

Chuvas no Sul de Minas

Com a situação climática percebida nas últimas semanas, alguns municípios pertencentes à jurisdição da SRS Varginha passaram por situações que necessitaram de suporte, em razão dos danos causados pelas chuvas.

Contato com os 50 municípios via telefone para informações diárias e atualização da situação de cada um, orientação das ações a serem desenvolvidas e monitoradas a respeito de desabrigados, desalojados e possíveis prejuízos no serviço de saúde, como perda de medicamentos, equipamentos de saúde, estoque de vacinas foram e continuam sendo oferecidas pela equipe da SRS.

Estão sendo realizadas visita in loco a 2 municípios, com o objetivo de realizar monitoramento e análise da água. Sete municípios foram atingidos, tendo havido, por parte da SRS, dispensação de Doxiciclina, medicamento para tratamento de possíveis casos de leptospirose; Hipoclorito de Sódio, para desinfecção da água para consumo humano e vacina da Hepatite A para os casos de pessoas que tiveram contato com água e lama contaminada. Até o momento, a região da SRS Varginha registrou uma estimativa de 185 desabrigados/desalojados, dentro dos sete municípios afetados. Um óbito, por deslizamento de terra, foi registrado.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão