De 12 a 21/02, acontece a Força Tarefa de Combate às Arboviroses da SES-MG no município de São Pedro dos Ferros, que faz parte da Regional de Saúde de Ponte Nova. A equipe – composta por cinco agentes de saúde e um coordenador – foi enviada para reforçar os trabalhos já previstos no Plano de Contingência local, cujas ações acontecem desde 2019. Conforme consulta ao Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) em 13/02, o município encontra-se com muito alta incidência de notificações de casos prováveis de dengue, com 215 notificações em uma população de 7.858 habitantes. A taxa de incidência é, no momento, de 2.736 notificações por 100 mil habitantes.

F1 1 1

De acordo com o coordenador da Força Tarefa, Valtemir Leal, o apoio estadual se dá por meio da remoção de inservíveis, casa a casa, além da eliminação de criadouros e de trabalho educativo junto à população por meio de instruções de como evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Começamos as intervenções por Lagoa Seca e pretendemos alcançar os bairros prioritários, somando esforços para auxiliar o município na redução dos focos e, consequentemente, dos casos suspeitos. Mas sempre enfatizo: sem a colaboração da população não há como obtermos êxito”, disse.

Os supervisores de campo do Ministério de Saúde, Sebastião de Almeida Moreira e Atos Stoffel, integrados ao quadro de servidores da Regional de Saúde de Ponte Nova na área de Vigilância Epidemiológica, também estão no município para colaborar com o trabalho. Moreira, que está responsável pelo veículo Ultra Baixo Volume (UBV pesado), mais conhecido como fumacê, explicou como está sendo feito o reforço para controle vetorial: “Percorreremos toda a cidade, ao todo nove bairros e 76 quarteirões. Passaremos pelo distrito de Águas Férreas, a 12 km da cidade, com 18 quarteirões. Trabalharemos em ciclos e monitoraremos as notificações. Caso haja queda, que é nosso objetivo, suspenderemos o UBV pesado”, relatou.

Trabalho conjunto

De acordo com a coordenadora da área temática Vigilância em Saúde da Regional de Ponte Nova, Maria Goretti de Sena Fernandes, que esteve presente à reunião de alinhamento da Força Tarefa nesta quarta-feira (12/02), o trabalho conjunto é fundamental para o controle das arboviroses. “Nós, enquanto Regional, viemos nos colocar à disposição para contribuir com a atuação do grupo estadual e com os demais trabalhos realizados no âmbito municipal, fortalecendo o delineamento de estratégias e a sua condução”, salientou.

F1 2

Vale destacar que a Política Estadual para o Enfrentamento das Arboviroses, no seu Plano de Contingência 2019-2920, tem como objetivo geral evitar a ocorrência de óbitos. Sendo assim, todo o trabalho que está sendo realizado - tanto pelo município quanto pelo Estado - terá reflexos positivos para o alcance do objetivo desejado.

São Pedro dos Ferros tem realizado ações de combate ao vetor desde 2019, conforme relata a coordenadora local de Vigilância em Saúde, Nathália Rocha Faria. “Realizamos visitas domiciliares, mutirão de limpeza em todos os bairros, inclusive na zona rural, atividades de educação em saúde com todos os moradores e também com os profissionais da área, como foco no manejo clínico, entre outras atividades. No distrito de Águas Férreas, efetuamos a vedação com tela em caixas d’água, reservatórios e tambores, somada a evento de mobilização social com passeata da comunidade escolar”, elencou.

Para ela, cada morador é responsável por zelar por seu espaço, eliminando água parada e lixo acumulado. “Se as pessoas não contribuírem individualmente contra o mosquito, o fumacê e todo o apoio da Força Tarefa que estamos recebendo não será suficiente. As doenças causadas pelo Aedes podem causar internações em idosos, crianças, gestantes e população em geral. Temos que enfrentar o atual cenário epidêmico juntos e com coragem, para sairmos vencedores desta luta”.

Por Tarsis Murad