Regional de Saúde de Sete Lagoas realiza reunião com bombeiros sobre as enchentes na regiãoCom o objetivo de alinhar as medidas de auxílio aos municípios atingidos pelas enchentes em Minas Gerais e ações em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MG) do Estado, representantes da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas se reuniram com o comando da 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Sete Lagoas nesta quarta-feira (12/02).

Crédito: Nayara Souza

Durante a reunião, o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Teixeira Alves, apresentou ao Major BM Ulisses Silva de Oliveira, comandante da 5ª CIA IND Sete Lagoas, o Comitê Regional de Crise criado pela equipe da SRS-Sete Lagoas. O comitê tem por finalidade definir as ações estratégicas para atuar nas questões das enchentes, coronavírus e intoxicação exógena pelo Dietilenoglicol.Fabrício Alves observou que o início deste diálogo é para entender as potencialidades de ações conjuntas diante da já reconhecida excelência do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. “A ideia é firmar uma parceria com o CBM-MG e outras instituições a fim de atender a população da melhor forma possível, principalmente diante dessas situações de crise”.

O Major BM Ulisses Silva de Oliveira ressaltou a importância da pronta resposta a população e que estão sendo organizados planejamentos por parte da 5° CIA IND Sete Lagoas “para as situações de chuvas, mas também para as situações de estiagem que atingem muitos municípios da região”.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da SRS-Sete Lagoas, Silmeiry Angélica Teixeira, observou que a conversa tem como objetivo a elaboração de um planejamento para apresentar aos gestores municipais nessa situação de crise “para realizar o diagnóstico e oferecer orientações aos gestores diante de uma situação que nunca foi vivenciada nessa região”.O fornecimento de Hipoclorito e folders com explicações sobre o uso do insumo para limpeza de alimentos aos municípios está sendo realizado juntamente ao repasse das vacinas contra a Hepatite A, respeitando as possibilidades de acondicionamento dos municípios. Os medicamentos emergenciais necessários também estão sendo entregues.  Outro insumo que se faz necessário são os soros de tratamento a ataques de animais peçonhentos que tendem a ficar estressados e a se esconderem nas casas diante das mudanças ambientais.A 5° CIA IND é responsável por 14 dos 35 municípios jurisdicionados a Regional de Saúde de Sete Lagoas: Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, Capim Branco e Sete Lagoas. Os municípios de Santo Hipólito, Jequitibá, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama comunicaram a situação de emergência depois das chuvas do último mês e tem recebido apoio imediato da SRS-Sete Lagoas. Também esteve presente à reunião a coordenadora do Núcleo de Redes e Atenção à Saúde (NRAS), Carla Ludmila de Freitas Patente.  

Por Nayara Souza