Nesta quarta-feira (12/01), a Regional de Saúde de Unaí realizou, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, um curso de capacitação para testes rápidos com cerca de 23 profissionais de enfermagem lotados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do município de Unaí. Na oportunidade, os profissionais de saúde discutiram a importância dos testes rápidos no diagnóstico das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e das Infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Segundo a referência técnica em infecções e doenças sexualmente transmissíveis da Regional de Unaí, Érica Lima, o objetivo do curso é capacitar profissionais dos PSFs da cidade para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Visto que eles foram recém-empossados pelo município e precisam estar capacitados para realizar os testes e o acompanhamento dos pacientes nos bairros do município. “Depois de capacitados eles podem diagnosticar precocemente essas doenças e os pacientes podem iniciar os tratamentos mais rapidamente, evitando assim que mais pessoas sejam contaminadas por essas infecções. Com isso, os moradores dos bairros terão acesso ao serviço de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e eles não vão mais fazer deslocamentos em busca desses exames. Eles terão o diagnostico dentro da unidade de saúde do seu bairro, e no caso de testes positivos, os pacientes serão encaminhados para tratamento especializado, tornado mais eficaz o atendimento”, apontou Erica Lima.

Créditos: Antônio Maria Ferreira

A enfermeira do Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME) de Unaí e apoiadora do curso, Lívia Ramos, pontuou a importância da capacitação dos profissionais de saúde para a descentralização do acesso aos testes rápidos. Segundo ela, os testes de rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV eram feitos exclusivamente no SAME. Porém, com o tempo o Ministério da Saúde descentralizou o serviço. “Agora com nossos profissionais capacitados, todos os PSFs da cidade vão conseguir fazer os testes, e o acesso da população unaiense fica mais fácil”, enfatizou Lívia Ramos.

A técnica em enfermagem do PSF do bairro Primavera, Alana Santos, disse que essa capacitação atenderá a uma necessidade diária em sua rotina de atendimento aos pacientes. “É importante para nós essa capacitação para fazer os testes rápidos. Vamos atender melhor nossos pacientes do bairro e melhorar nossa triagem. Muitas vezes, nossos pacientes são resistentes em se submeter aos exames, por causa da demora em receber os resultados, e os testes rápidos nos facilitam, pois proporcionam uma resposta mais rápida aos pacientes e automaticamente nós teremos uma forma de tratamento mais rápida e eficiente“, declarou Alana Santos.

Por Antônio Maria Ferreira

Enviar para impressão