A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta quarta (12/02), Oficina sobre Processo de Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica ((CEAF), com o O objetivo de atualizar os farmacêuticos municipais. Foram abordados temas como o alinhamento do fluxo de acesso aos medicamentos (montagem de processo, orientações aos pacientes, protocolos), utilização do Sistema Integrado de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica (SIGAF), consulta ao andamento do processo, além do acesso à disponibilidade e análise de processos.

A Oficina foi organizada e ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Lucas Botazini Carlos e pela farmacêutica, Luciana Silveira Ferreira, e contou com a participação de farmacêuticos de nove municípios da Regional de Saúde: Ipuiuna, Congonhal, Estiva, Albertina, Senador José Bento, Heliodora, Marmelópolis, Silvianópolis e Tocos do Moji.

Créditos: Otávio Coutinho

Segundo o Coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Lucas Botazini Carlos, “treinamentos como esse possuem o objetivo de alinhamento os profissionais no processo de solicitação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Dessa forma, há um fortalecimento das ações desenvolvidas pelos farmacêuticos municipais nesse âmbito, padronizando as ações dos municípios, o que resulta em uma maior agilidade no fluxo de acesso aos medicamentos pelos pacientes”, ressalta o coordenador.

Por Otávio Coutinho