O Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Pedra Azul realizou nessa terça-feira (11/03), no auditório da Regional de Pedra Azul, reunião técnica sobre os Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável, que teve como objetivo apresentar as novas regras de monitoramento do Programa Saúde na Escola (PSE) e as metas e indicadores para monitoramento do Programa Crescer Saudável. Participaram da capacitação os coordenadores municipais da Atenção Primária, referências do PSE e Crescer Saudável, além de representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), composto por profissionais da saúde e da educação.

Créditos: Allan Campos

A enfermeira e referência do PSE na Regional de Pedra Azul, Adriadna Arruda, explicou que o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos educandos da rede pública por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos educandos. Com a portaria 2.264, de 30/08/2019, a adesão passa a ser por escola, alcançando todos os níveis de ensino, com ciclo de dois anos, com monitoramentos das ações e um conjunto de 12 ações a serem desenvolvidas nas escolas, considerando o planejamento e a realidade local. “Importante destacar que as novas regras de monitoramento definiram cinco ações prioritárias e que, em cada escola, deve ser realizada pelo menos uma dessas ações prioritárias para fazer jus ao recurso financeiro”, lembrou Adriadna Arruda. As ações prioritárias são: 1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; 2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; 3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; 4. Verificação e atualização da situação vacinal; e 5. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

Já a enfermeira e referência do Programa Crescer Saúde da Regional de Pedra Azul, Daniela Mendes, explicou que o programa consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do PSE com o objetivo de contribuir com a prevenção, redução e controle da obesidade infantil. Entre as principais ações estão a vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física, além de ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade. De acordo com relatório divulgado no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2018, do total de 31.234 crianças menores de 10 anos acompanhadas, 2.278 (7,29%) apresentavam pelo elevado, 915 (2,93%) peso baixo e 357 (1,14%) peso muito baixo). “Os profissionais que atuam no programa Crescer Saudável devem acompanhar o estado nutricional de todas as crianças da educação infantil e fundamental 1 e realizar no mínimo quatro atividades coletivas na temática de promoção da alimentação adequada e saudável, por escola. Além disso, devem ser realizadas no mínimo quatro atividades coletivas de promoção das práticas corporais e atividades físicas, por escola incluída no programa e o atendimento individual para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental identificadas com obesidade”, explicou Daniela Mendes.

Por Allan Campos