Dados do Ministério da Saúde apontam que três de cada 10 crianças de 5 a 9 anos, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão acima do peso, o que representa um total de 4,4 milhões em todo o Brasil. Este índice também corresponde à realidade das cidades que fazem parte da Regional de Saúde de Ubá e, para auxiliar no enfrentamento dessa questão, foi realizado um encontro para divulgação do novo Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos, disponível gratuitamente para download na internet. A ação foi promovida pelos técnicos da Regional e envolveu 38 profissionais da Rede de Atenção Primária da Saúde de 16 cidades.

Para facilitar a compreensão do conteúdo do Novo Guia, o evento abordou dois temas principais: Aleitamento Exclusivo até os seis meses e Introdução alimentar para crianças de até dois anos. “Anteriormente, o enfoque era a desnutrição infantil. No entanto, atualmente o perfil de morbidade está associado ao aumento da obesidade, situação associada a agravos como diabetes e hipertensão arterial. Por isso, a importância de divulgar o novo Guia aos profissionais de saúde” disse Paloma Inocêncio, Referência Técnica de Alimentação e Nutrição.

Créditos: Keila Lima

“O material tem uma linguagem muito facilitada e qualquer pessoa pode ter acesso às informações pela internet e começar uma boa alimentação logo no início da vida do bebê”, explicou France Coelho, Técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde.

No final do encontro, as equipes de Saúde das cidades de Tabuleiro e Divinésia foram convidadas para contar a experiência com a Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB), que colocaram em prática após curso *tutoreado pelos técnicos da Regional de Ubá. “Conseguimos enfatizar a alimentação saudável e aleitamento materno exclusivo com a população, e temos percebido que os grupos de gestantes estão mais eficazes nesta conscientização. As ações, inclusive, conseguiram conquistar a adesão das crianças, que mudaram muitos hábitos antigos para consumir comida de verdade”, contou Rosemeire Costa, enfermeira do PSF de Tabuleiro.

A Coordenadora Núcleo de Atenção Primária a Saúde da Regional de Ubá, Elis Regina Mattos, destacou que encontros e visitas às cidades tem recebido atenção especial da equipe, que prioriza o trabalho de mobilização local. “Temos nos empenhado muito na educação contínua, pois o cotidiano das unidades pode tirar o foco dos trabalhadores em assuntos tão importantes para a promoção e prevenção da saúde como é a alimentação na primeira infância. Fico feliz de ver nossos técnicos empenhados em mobilizar nossa rede neste sentido, e também de registrar a adesão das cidades nestas capacitações”, afirmou Elis.

*Os tutores da EAAB da Regional de Ubá são Ana Amélia Dias da Silva Pereira e France Araújo Coelho, ambas enfermeiras Especialistas em Políticas e Gestão da Saúde.

Por Keila Lima