O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Pedra Azul realizou nesta terça-feira, dia 11/02, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), uma reunião de alinhamento para os coordenadores de imunizações municipais. O objetivo é orientar os profisssionais sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha teve início no dia 10/02 e segue até 13/03, com o dia D de Mobilização Nacional previsto para acontecer neste sábado (15/02).

Crédito: Allan Campos

A primeira etapa da campanha tem como público alvo pessoas de cinco a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. Na Regional de Pedra Azul, a estimativa de não vacinados é de 12.299 pessoas, que deverão procurar a Unidade Básica de Saúde para receber a 1ª dose da vacina, sendo a 2ª dose aplicada 30 dias depois.

A Coordenadora de imunização da GRS Pedra Azul, Stefane Cardoso, explicou que o vírus do sarampo permanece ativo no Brasil e, por isso, é importante imunizar a população contra a doença. “A realização desta ação e a adesão do público-alvo é imprescindível para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no País. Esse é um passo importante para a recertificação da eliminação da doença do Brasil”, defendeu.

Durante a reunião, foi repassado o calendário anual de vacinas, sendo uma novidade a introdução da revacinação de febre amarela para crianças com quatro anos. Também para este ano foi está previsto uma segunda etapa da campanha contra o Sarampo para adultos de 30 a 59.

Por Allan Campos