A Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu, nesta quinta-feira (23/01), o secretário de Estado de Saúde em exercício, Marcelo Cabral Tavares, e o subsecretário de Regulação do Estado, Nicodemus de Arimathea e Silva Júnior, para reunião que também contou com a presença do superintendente da Regional, Gilson Soares, e do Promotor Rodrigo Barros, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste.

24.01.20 - Reunião Central de Regulação

Ao longo do encontro, foi discutida a unificação das Centrais de Vagas do Estado, Município e SAMU em Juiz de Fora e suas competências com deveres e direitos de cada órgão. Participaram também da reunião o coordenador de Regulação, Chamel José AKL, o subsecretário de Regulação da Prefeitura de Juiz de Fora, Rômulo Martins, além dos médicos reguladores do município e do estado.

Segundo Chamel José AKL, “essa reunião foi positiva no sentido de estabelecer a garantia do funcionamento das centrais de regulação dos leitos hospitalares na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste de Juiz de Fora, CISDESTE, que dará maior transparência e agilidade, beneficiando bastante aos usuários do SUS da macrorregião sudeste.”

Gilson Soares ressalta a importância do Termo de Acordo elaborado pelo MPMG e acordado pelos representantes do Estado e Município que, em sua visão, irá proporcionar uma resposta mais rápida à regulação de leitos ocasionando um grande benefício aos usuários do SUS.

Por Adriana Mendes