Nesta sexta-feira (3/7), foi realizada uma videoconferência das Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei, que reuniu membros do Comitê Covid-19 Macrorregional Centro-Sul, prefeitos e gestores de saúde dos 51 municípios da macrorregião. Na ocasião, o grupo discutiu as atualizações da situação de saúde local e o plano Minas Consciente que, desde a semana passada, indicou o retorno da macrorregião Centro-Sul à onda verde.

04-07-b

Ao iniciar a reunião, a superintendente regional de saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, informou que, em atendimento à demanda dos prefeitos e gestores, essas videoconferências serão realizadas semanalmente. “Estamos aqui para esclarecer o cenário assistencial e epidemiológico, e também para criar um espaço de diálogo”, afirmou a superintendente. Segundo Hérica, as reuniões serão todas as sextas-feiras, no período da manhã, para que assim sejam repassadas as atualizações do cenário de saúde da região e as deliberações semanais do COES estadual, bem como para a abertura à discussões e tratativas do grupo.

Na sequência, o coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, Márcio Heitor Stelmo, apresentou o cenário de saúde da macrorregião e o relatório técnico do COES estadual dessa semana. Ele atualizou o número de casos confirmados de covid-19 na macrorregião e informações sobre o deslocamento das pessoas, medidas por dados de celulares que indicam que o isolamento na região tem se mantido em torno de 40%, além de dados de testes rápidos e PCR realizados na macrorregião.

O coordenador também apresentou o Relatório Técnico número 8 do COES Minas Covid-19 desta semana, incluindo as modificações da metodologia de apuração e inserção de dados. “A partir de agora, o painel Covid passa a ter informações direta dos municípios, tornando mais ágil o processo de alimentação de todos sistemas oficiais”, informou Márcio. Ainda segundo o relatório, a curva do gráfico continua com previsão de pico da pandemia no estado para o dia 15 de julho, sendo que, conforme pontuou Stelmo, “o pico em cada macrorregião pode ocorrer em datas diferentes”.

Os indicadores que baseiam as decisões do programa Minas Consciente também foram demonstrados. Eles incluem taxa de mortalidade, comportamento da curva de casos, média do tempo de ocupação em leitos de UTI, taxa de incidência pela ocupação de leitos e média da taxa de incidência nos últimos sete dias. O parecer dessa semana do COES estadual manteve a macrorregião Centro-Sul na onda verde do plano Minas Consciente.

Ainda durante a reunião, a gerente regional de saúde de São João del-Rei, Edwalda Assumpção, destacou que a microrregião do município conseguiu implantar os 36 leitos SUS de UTI previstos no Plano de Contingência assistencial da macrorregião, além de outros cinco leitos da rede privada, totalizando 41 leitos UTI para a microrregião. “O Estado, hoje, faz entregas de equipamentos nos hospitais em São João del-Rei e, em breve, virão mais equipamentos”, informou Edwalda.

No encerramento da reunião, a superintendente Hérica Santos reforçou a importância do diálogo entre os componentes da macrorregião e da união entre os mesmos e com demais órgãos públicos, para o fortalecimento do enfrentamento à covid-19: “Esse espaço é de todos e vamos manter aberto para nos reunirmos todas as sextas, pois queremos ouvir as dificuldades que todos estão tendo, ouvir cada um de vocês. Estamos abertos a escutar, dialogar e tentar ajudar a todos. Nossa proposta é de que tenhamos união entre nossos 51 municípios e assim caminharmos juntos, com apoio do Ministério Público, Polícia Militar, Gerência e Superintendência Regionais de Saúde”, destacou a superintendente.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão