A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu uma videoconferência sobre a situação da Atenção Primária em Saúde (APS), durante a pandemia do novo coronavírus, para coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde e gestores dos 51 municípios da Região Leste, nessa terça-feira (30/6).

Crédito: Frederico Bussinger

A pauta da reunião virtual, conduzida pela chefe da equipe de Atenção Primária à Saúde da SRS-GV, Lidianny Pêgo, e com apresentações das referências técnicas Samira Brito Viana, Wemily Souza e Emyli Chaves Fernandes, abordou as últimas regras e atualizações dos programas de Atenção Primária à Saúde durante a Pandemia da covid-19.

“Nosso objetivo foi apresentar para os gestores e coordenadores municipais de saúde, além das informações mais recentes, outros temas que estão presentes na maioria dos questionamentos feitos pelos profissionais. Hoje, especificamente, discutimos sobre o monitoramento de ações de APS durante a pandemia; os prazos do Programa Previne Brasil; informações de saúde bucal; recomendações sobre os centros de atendimento à Covid-19; monitoramento casos suspeitos ou confirmados da doença; orientações sobre propedêutica do colo do útero e da mama na vigência da pandemia; consultório virtual, dentre outros assuntos”, informou Lidianny Pêgo.

A gestora de saúde do município Divinolândia de Minas, localizado no Vale do Rio Doce, também esteve presente. A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Ivanete Sara Andrade Coelho, fez um balanço positivo da videoconferência. “A reunião online foi produtiva, proporcionando a interação dos profissionais da SRS-GV com secretários e coordenadores, sanando dúvidas recorrentes no nosso trabalho do dia a dia. Sugiro que realizem outras vezes, sendo de suma importância”, finalizou.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão